Frio causa mortes entre população de rua em São Paulo e Rio Grande do sul

Pelo menos cinco pessoas morreram em decorrência do frio intenso dos últimos dias

São Paulo –Três homens morreram desde quarta-feira (24) na capital paulista, possivelmente por causa da queda de temperatura registrada esta semana. Os casos foram registrados como mortes suspeitas pela polícia, mas estão sendo apurados pelo Instituto Médico Legal (IML) como provável hipotermia.

Os corpos de dois homens em situação de rua foram encontrados no início da manhã de ontem (25). Luiz Carlos Palegio Correia, de 58 anos, foi recolhido às 7h15 em uma calçada da rua Francisco José Viana, no distrito de Cidade Tiradentes, zonal leste. O filho do homem informou que ele era alcoólatra e morava nas ruas há muito tempo. O caso foi registrado no 1º DP.

Na rua São Paulo, bairro da Liberdade, o corpo de um homem de 50 anos foi recolhido às 8h20. O homem estava em uma calçada e não apresentava sinais de violência. O caso foi registrado no 56º DP.

Na manhã de quarta-feira, a madrugada foi a mais fria do ano na cidade – chegou a 4 graus Celsius (4ºC), segundo o Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) –, um corpo foi encontrado na região central da capital. O morador de rua, de 35 anos, foi recolhido por policiais militares, na rampa de acesso ao Terminal Parque Dom Pedro II. Ele estava enrolado em um cobertor e não havia marcas de violência pelo seu corpo. O caso foi registrado no 1º DP.

No Rio Grande do Sul, foram registradas duas mortes em consequência do frio nos últimos quatro dias. Um homem, de 53 anos, morreu há dois dias, no município de Sinibu, e uma pessoa cuja identidade não foi divulgada morreu, no município de Panambi, no último domingo (21), ambos por hipotermia.

Uma terceira morte ainda está sendo avaliada por especialistas, mas há suspeitas que também tenha sido causada por hipotermia (quando há redução drástica da temperatura corporal).

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que as temperaturas mais baixas do ano foram registradas na madrugada e manhã de hoje (25). A temperatura ficou em torno de 1,4 graus Celsius (°C) e com previsão de geadas em quase todas as cidades gaúchas. Na tentativa de evitar mais vítimas, o governo do estado quer ampliar as vagas em abrigos comunitários destinados às pessoas carentes.