Movimentos de moradia preparam dossiê com histórico das ocupações em SP

Documento será entregue a prefeitura e trará exemplos de revitalizações no centro da cidade

Moradores trabalham em reforma de prédio ocupado no centro de SP (Foto: Arquivo RBA)

São Paulo – A Luta de Frente por Moradia (FLM) está produzindo um dossiê com o histórico de vinte ocupações na cidade de São Paulo para entregar à Prefeitura nas próximas semanas. O objetivo é mostrar que os prédios podem ser revitalizados para servirem de moradia permanente.

O documento será entregue à Secretaria Municipal de Habitação e apresenta as melhorias feitas nos edifícios pelos ocupantes. “O próprio movimento já tomou iniciativas de iniciar as reformas para revitalizar os prédios para oferecer melhores condições para as famílias que estão morando neles”, afirmou Osmar Borges, líder do FLM, em entrevista à TVT.

Ele explica que o dossiê contém informações técnicas e jurídicas, assim como seus históricos de abandono, para que programas habitacionais possam ser efetivamente promovidos. 

“A proposta é que cada movimento consiga as informações dos prédios que ocupam para fazermos uma entrega conjunta.” 

Um dos exemplos é a a Ocupação Mauá, no centro da cidade, que vem sendo reformado desde o final do ano passado por um mutirão entre os moradores e estudantes da USP. “Estamos na metade do mutirão, reformando tudo até para nossa própria segurança, tirando infiltração, arrumando esgoto, pintando”, conta Raquel Guimarães, moradora do edifício.  

Assista aqui a reportagem da TVT.