Após ocupações, Haddad se reúne com movimentos

Encontro, que ocorreria na segunda quinzena de janeiro para discutir políticas de moradia popular, foi adiantado para esta terça-feira (8)

Movimentos sociais prometem um ano de luta na área de habitação na cidade (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo – O prefeito Fernando Haddad (PT) e o secretário de Habitação de São Paulo José Floriano de Azevedo Marques Neto se reúnem hoje (8) com lideranças de pelo menos seis movimentos de habitação. O encontro, que a princípio ocorreria na segunda quinzena de janeiro, foi adiantado na noite de ontem (7), após as duas primeiras ocupações da cidade, nos bairros de Santa Ifigênia, centro, e Belenzinho, zona leste.

De acordo com o coordenador de uma das ocupações, Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, são esperadas 12 lideranças de pelo menos seis movimentos, entre eles a Central de Movimentos Populares, a União dos Movimentos de Moradia (UMM), a Frente de Luta por Moradia, o Movimento Nacional da População de Rua e o Movimento de Moradia da Região Central (MMRC). Também participarão pessoas do PT ligadas à habitação no município e no estado.

Assim como a prefeitura, Gegê afirma que o encontro não foi agendado para discutir as ocupações de ontem, e sim para apresentar as demandas do movimento e para que as lideranças conheçam no novo secretário de Habitação, que foi indicado pelo PP. A reunião havia sido combinada em dezembro, sem data marcada, depois de uma primeira conversa com a equipe de transição e os movimentos sociais. “Habitação é um problema histórico da cidade”, afirmou Gegê. 

Na manhã de ontem o chefe de gabinete da Secretaria de Habitação m Chede Antonio, afirmou à Rede Brasil Atual que agendaria uma reunião na quarta-feira (9) com quatro movimentos de moradia – que não quis identificar. Até o começo da tarde, lideranças dos movimentos ainda não conheciam a agenda. Ela foi marcada no começo da noite, de acordo com o Gegê, e adiantada para hoje.

Leia também

Últimas notícias