Alckmin ordena que Corpo de Bombeiros fiscalize todas as boates do estado

Governador diz que leis sobre abertura de casas noturnas em SP é a melhor e mais rigorosa do país, mas não descarta mudanças para evitar tragédias como a que ocorreu em Santa Maria

Operação Prevenção Máxima será feita por 300 equipes de bombeiros (Foto: Divulgação/Deivid Dutra/A Razão)

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), determinou hoje (29) que todas as boates instaladas no estado sejam fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo informações do portal eletrônico do governo paulista, inicialmente a operação Prevenção Máxima será feita por 300 equipes de bombeiros e vai fiscalizar os locais com capacidade para mais de mil pessoas.

A medida, adotada em função do incêndio ocorrido na madrugada de domingo (27), na boate Kiss, em Santa Maria (RS), teria caráter preventivo. Até agora, 234 pessoas morreram e 118 estão hospitalizadas. Alckmin visitou hoje o Centro de Operações dos Bombeiros, onde anunciou a operação, e não teria descartado uma revisão na legislação estadual que trata da liberação de instalações nos pedidos de aberturas de casas noturnas.

O governador afirmou ainda que a legislação paulista seria a melhor e mais avançada do país. “Nos Bombeiros da capital, de cada dez pedidos de abertura de casa noturna, sete são negados na primeira inspeção”, disse Alckmin.

Ontem o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), determinou que seja feita uma revisão nas normas e procedimentos da administração municipal para autorizações de funcionamento de locais com capacidade para reunir mais de 500 pessoas. Medida adotada também em função do incêndio em Santa Maria.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) também determinou ontem que a assessoria jurídica da Casa faça um levantamento de toda a legislação existente sobre este assunto. De acordo com informações da Agência Brasil, Maia disse que tem a intenção de propor uma lei nacional que estabeleça regras mínimas de segurança a serem seguidas por estados e municípios, que têm autonomia para legislar sobre autorizações de instalações e funcionamento e sobre exigências em questões de segurança em locais privados.

Leia também

Últimas notícias