Pelo fim do projeto Nova Luz, Santa Ifigênia vira ilha petista no centro expandido

Moradores e comerciantes do bairro acreditam que Haddad reveja projeto, seguindo um termo de compromisso assinado por ele em agosto, durante campanha

Moradores pedem que projeto Nova Luz seja revisto, levando em conta interesses de quem vive e trabalha no bairro (Foto: Arquivo RBA)

São Paulo – Na tentativa de barrar o polêmico projeto Nova Luz, o bairro paulistano de Santa Ifigênia foi o único do centro expandido em que o candidato Fernando Haddad (PT) venceu José Serra (PSDB) no segundo turno. Isso porque o petista, ao contrário de seu oponente, assinou um documento se comprometendo a, se eleito, rever o projeto. Isso fez com que associações de moradores e comerciantes se engajassem em sua campanha.

A vitória na região não foi expressiva (50,98% para Haddad, ante 49,02% para Serra – 27.809 votos a 26.741), mas reverteu o quadro do primeiro turno, quando o tucano ali obteve 36,09% dos votos contra 27,13% de Haddad. Nessa etapa das eleições, a maioria dos candidatos assinou o termo de compromisso, exceto Soninha Francine (PPS) e Serra. Pelo texto, os candidatos assumiram compromisso de “suspender e revisar o projeto Nova Luz e alterá-lo de acordo com as necessidades da população que habita e trabalha na região”.

“No primeiro turno não nos manifestamos porque queríamos deixar todo mundo ter sua fatia. Já no segundo tínhamos um candidato comprometido e outro não. Então, apoiamos o que tinha se comprometido. Não podíamos arriscar com a região”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Santa Efigênia, Joseph Hanna. “Quando acabou o primeiro turno fui até diretório de Serra e entreguei o documento para uma pessoa de sua equipe. Queríamos que ele se comprometesse, mas até hoje não tivemos resposta. Eu avisei que eles estavam perdendo a região, mas não ligaram”.

A tentativa foi além. “Convidei Serra pessoalmente para vir aqui e ele se comprometeu que viria. Articulei o pessoal do bairro, mas ele nunca mais falou com a gente. Eu liguei e a equipe falou que tinha acontecido um negócio e que ele viria na outra semana. Mas essa outra semana nunca aconteceu. Eu não sei o quanto isso representou em votos, mas com a gente não ganhou.” 

haddad na santa ifigênia

Hanna diz estar otimista em relação à postura do novo prefeito para o bairro. “A expectativa é boa. O Haddad parece uma pessoa honrada, assim como a equipe que articulou a assinatura do documento com a gente. Eu não tenho nenhuma preocupação. Talvez haja alguns ajustes entre o que se pede e o que se faz, mas acredito que no final todo mundo vai sair ganhando.”

Nesse cenário, moradores e comerciantes do bairro se sentem confiantes em que o novo prefeito eleito cumpra a promessa. Entre eles, está o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Ifigênia, Antonio Santana, que vê como um passo importante o fato de o PT reconhecer que “o PSD do Kassab transferiu o direito de desapropriar a uma empresa privada”. “A expectativa é que seja revisto todo o projeto, desta vez pensando nas pessoas que moram e trabalham aqui. A gente está bem otimista.” 

A lojista Flora Vieira concorda. “Acredito que pode melhorar porque é um prefeito jovem, com coragem e que é filho de comerciantes”, avalia. “Sofremos aqui com uma difamação da Santa Ifigênia e a propaganda negativa atrapalhou o comércio. Eu amo essa região da cidade e torço muito para que o projeto Nova Luz não continue.”