Kassab e Serra faltam a balanço de metas; prefeito cumpriu 36% das promessas

Pré-candidatos Gabriel Chalita e Soninha Francine estão entre os críticos ao desempenho de Kassab (Foto: © Folhapress/Nelson Antoine) São Paulo – A seis meses do final de seu mandato, o […]

Pré-candidatos Gabriel Chalita e Soninha Francine estão entre os críticos ao desempenho de Kassab (Foto: © Folhapress/Nelson Antoine)

São Paulo – A seis meses do final de seu mandato, o prefeito da capital paulista Gilberto Kassab (PSD) cumpriu apenas 36,3% das ações previstas no Programa de Metas da prefeitura. Das 223 metas propostas, Kassab concretizou 81. Em balanço realizado hoje (28) pela ONG Rede Nossa São Paulo, representantes da sociedade civil apresentaram os resultados da gestão de Kassab, sem a presença do prefeito. De acordo com o balanço, 141 metas estão em andamento e uma não foi iniciada.

Entre as metas não cumpridas, estão as principais promessas de campanha de Kassab, como a construção de três hospitais, o fim da fila por vagas em creches municipais e a criação de novos corredores de ônibus na cidade. O baixo desempenho da prefeitura também foi motivo de críticas dos pré-candidatos à prefeitura da capital paulista – Carlos Giannazi (PSOL), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB) e Soninha Francine (PPS) – que compareceram ao evento. José Serra (PSDB), Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT), e Celso Russomano (PRB) não participaram do balanço.

Para o presidente da ONG, Oded Grajew, a cidade precisa priorizar estratégias para eliminar os diversos “zeros” da cidade, como o índice de zero livro por habitante em 44 distritos. Ele também criticou o fato de São Paulo ter diversos distritos com zero leito hospitalar, zero equipamento esportivo e nenhum centro cultural.

Dos 66 quilômetros de corredores de ônibus prometidos por Kassab, nenhum foi concluído. De acordo com dados da Agenda 2012, monitoramento da própria prefeitura sobre o andamento das metas, o corredor de ônibus cujas obras estão mais avançadas – o binário Santo Amaro, que terá oito quilômetros de extensão – está em edital de obras. O corredor Campo Limpo/Vila Sonia, de seis quilômetros, está na fase de projeto e o corredor Varginha/Grajaú, de quatro quilômetros, passa por definição da região. A implantação de 34 quilômetros do monotrilho M´Boi Mirim consta dentre as metas de corredores de ônibus e está em fase de projeto.

Os hospitais prometidos para as regiões da Brasilândia, Parelheiros e Vila Matilde estão em fase de licitação, mas o processo foi suspenso diversas vezes. “Dificilmente serão entregues até o final deste ano”, afirmou o coordenador-executivo da Nossa São Paulo, Maurício Broinizi.

A meta de atender 100% das crianças cadastradas quando o plano de metas foi apresentado, em março de 2009, além de polêmica, atingiu 33,1% da demanda. Das 62.621 vagas que a prefeitura calculou no início do plano de metas, apenas 20.699 foram criadas. Entretanto, em setembro do ano passado, o déficit em creches municipais era de 174 mil vagas. O desempenho da prefeitura também é fraco na coleta seletiva de lixo e participação social nas secretarias municipais.

Broinizi questionou metas que a prefeitura considera como concluídas, mas sobre as quais pairam dúvidas. Entre elas, estão as obras para a Copa do Mundo de futebol de 2014 e a urbanização de favelas. “Até agora não conseguimos saber o que isso significa, que obras são essas para a Copa”, criticou o coordenador da Nossa São Paulo.