Por falta de higiene, Vigilância Sanitária fecha 607 restaurantes em São Paulo

São Paulo – A Vigilância Sanitária da capital paulista fechou 607 restaurantes, lanchonetes e mercados por apresentarem condições precárias de higiene, ao longo de 2011. Denúncias e inspeções de rotina […]

São Paulo – A Vigilância Sanitária da capital paulista fechou 607 restaurantes, lanchonetes e mercados por apresentarem condições precárias de higiene, ao longo de 2011. Denúncias e inspeções de rotina levaram os agentes sanitários aos locais. O número é 20% maior do que em 2010, quando ocorreram 505 fechamentos temporários.

Alimentos com validade vencida, em locais sem ventilação ou refrigeração adequada ou infestados de insetos são os principais motivos de interdição, explicou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os principais alimentos apreendidos durante as inspeções são queijos estragados. Quem mais guarda comida deteriorada são mercados, padarias e restaurantes, listou o delegado Marcelo Jacobucci, titular da 1ª Delegacia de Saúde Pública.

De acordo com especialistas em nutrição, alimentos vencidos ou armazenados de forma imprópria podem provocar infecção e intoxicação alimentar, causando diarreia e vômito. Em casos graves, podem levar à morte por desidratação.

As multas aos estabelecimentos flagrados nessas situações vão de R$ 100 a R$ 50 mil, dependendo da infração. Em casos de interdição, a reabertura só é permitida após a situação ser regularizada.

Leia também

Últimas notícias