Estudantes protestam em São Paulo por transporte público de qualidade

São Paulo – Estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) prometem um ato para cobrar transporte público gratuito e de qualidade. O protesto está programado para esta quinta-feira (12), […]

São Paulo – Estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) prometem um ato para cobrar transporte público gratuito e de qualidade. O protesto está programado para esta quinta-feira (12), às 17h, em frente à prefeitura paulistana, no centro.

O ato é organizado por alunos do campus de Guarulhos, município na região metropolitana de São Paulo. A princípio, o alvo era a decisão da São Paulo Transporte (SPTrans) – autarquia responsável pela gestão do transporte municipal de São Paulo – de cortar o direito ao Bilhete Único de Estudantes para pessoas matriculadas em instituições de ensino de municípios próximos à capital. No início da semana, porém, a empresa publicou nota negando mudanças e mantendo o direito de pagar meia tarifa a alunos que estudam em outras cidades.

O ato também presta solidariedade a protestos promovidos em outras capitais nesta semana, especialmente em Teresina e Vitória. As manifestações sofreram fortes represálias das polícias militares estaduais, com acusação de abuso. As manifestação em ambas as capitais são contra o aumento das tarifas anunciadas pelas autoridades locais.

O protesto desta quinta acontece um ano depois de a administração de Gilberto Kassab (PSD) ter enfrentado uma sequência de protestos do Movimento do Passe Livre (MPL) e outras organizações contra o aumento da tarifa promovido em janeiro de 2011.

 

Leia também

Últimas notícias