Réveillon em Copabacana promete segurança e sustentabilidade

Festa da virada em Copacabana espera público de 2 milhões de pessoas

São Paulo – Os preparativos para a festa da virada de ano na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, estão em ritmo acelerado. A montagem do palco principal deve ser concluída nesta quinta-feira (29), e a expectativa de público para o ano é de 2 milhões de pessoas. A festa celebrará a Rio+20, conferência mundial de meio ambiente programada para o próximo ano na capital fluminense. Serão 16 minutos de queima de fogos, cuja temática será a sustentabilidade.

Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), a festa terá, pela primeira vez a “neutralização da poluição” causada pela queima de fogos. A emissão de carbono será compensada com plantio de árvores, de acordo com Paes, que visitou, nesta quarta-feira (28), as obras do palco principal do Réveillon, localizado em frente ao Hotel Copacabana Palace. “Vamos ter mais uma vez um super evento com fogos de artifícios belíssimos, shows fantásticos para todos os gostos, tudo em um clima de muita paz”, afirmou.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informa que 1,5 mil policiais irão atuar na segurança da festa, monitorada também por helicópteros. De acordo com o comandante dos batalhões da área, coronel José Luis Castro Menezes, a PM utilizará o taser, armamento menos letal que provoca choques, no lugar do bastão policial. “A pessoa recebe o choque e fica imobilizada, permitindo então que o policial domine esse cidadão e o imobilize, sem ter que causar nenhum outro dano físico”, disse.

A recomendação é de uso de ônibus e metrô para o deslocamento, já que as ruas da região começam a ser fechadas a partir das 18h de sábado (31). Mais de 80 linhas de ônibus estarão em funcionamento durante a virada. Outras nove festas estão previstas em outros locais do Rio, como Penha, Guaratiba, Ilha do Governador, Paquetá, Ramos, Flamengo, Barra da Tijuca, Praia da Brisa, Sepetiba.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias