PM paulista promete instalar câmeras nas marginais Tietê e Pinheiros

São Paulo – As vias marginais Tietê e Pinheiros terão câmeras de segurança instaladas pela Polícia Militar paulista no primeiro semestre de 2012. A informação foi divulgada pelo comandante geral […]

São Paulo – As vias marginais Tietê e Pinheiros terão câmeras de segurança instaladas pela Polícia Militar paulista no primeiro semestre de 2012. A informação foi divulgada pelo comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo na terça-feira (27). Ao todo, serão 20 equipamentos desse tipo. Diariamente, são 530 mil veículos trafegando nas duas vias segundo a Companhia de Engenharia de Trânsito (CET).

Além de roubos e furtos, a Secretaria de Segurança Pública estadual acredita ser possível reduzir a ocorrência de latrocínio – assalto seguido de homicídio. Dados divulgados na segunda-feira (26) pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) confirma que esse tipo de prática teve crescimento nos 11 primeiros meses do ano (15,6%). As ocorrências superam o total de 2010. Furtos e roubos em geral e especialmente de veículos tiveram também elevação na comparação com o ano passado.

A peculiaridade é que, apesar de terminar em morte, os casos de latrocínio são separados nas estatísticas oficiais dos crimes contra a vida. O número de homicídios caiu no estado de janeiro a novembro deste ano em comparação ao ano anterior.

Segundo a força de segurança, a preocupação que move a instalação de câmeras é a segurança. “A marginal é um grande meio de fuga, então a gente vai acabar prevenindo. Muitos crimes que aconteceram fora da marginal, acabamos pegando o infrator da lei na própria marginal”, disse Camilo. O coronel defendeu que os cidadãos podem ajudar no combate à criminalidade comunicando a polícia caso presenciem movimentação suspeita.

As câmeras vão reforçar os atuais 54 pontos de monitoramento nas marginais com patrulhas do Comando de Policiamento de Trânsito da PM. As imagens serão compartilhadas entre esse comando e o Centro de Operações da PM. As imagens podem contribuir para identificar suspeitos a partir de um banco de dados de corporação, o Fotocrim.

A capital paulista possui 264 câmeras de segurança em diferentes bairros, escolhidos por conviverem com elevados níveis de criminalidade. A praça da Sé e a avenida Paulista, na região central, são exemplos dessas áreas. Ruas perto de estádios de futebol também possuem o equipamento. O governo promete instalar tablets em viaturas e ampliar o número de bases móveis comunitárias pela cidade.

Leia também

Últimas notícias