Bomba de refinaria em Duque de Caxias pega fogo e é controlado por funcionários

São Paulo – Um incêndio atingiu a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, na madrugada desta segunda-feira (26). Segundo Sérgio Abbade, secretário-geral do sindicato da categoria na […]

São Paulo – Um incêndio atingiu a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, na madrugada desta segunda-feira (26). Segundo Sérgio Abbade, secretário-geral do sindicato da categoria na região, o fogo foi causado por um problema em uma das bombas de carga e foi controlado pelos próprios funcionários após 40 minutos de chamas. A estatal não emitiu parecer a respeito.

“A bomba já havia apresentado sinais de desgaste. É possível que tenha queimado também o sistema de fibra ótica. Por isso não há prazo para que o trabalho da bomba volte ao normal”, afirmou o sindicalista.

Abbade disse que não há risco de desabastecimento de combustível, pois o incêndio atingiu apenas uma das 50 unidades de destilação de petróleo da refinaria. Todas as outras bombas passarão por inspeção para detectar possíveis falhas.

O incêndio na refinaria ocorreu uma semana após a contaminação de funcionários da Reduc por água imprópria para consumo. Um inquérito da Polícia Civil vai investigar se a água destinada para consumo no local tinha substâncias como amônia, gás sulfídrico e querosene.

A Reduc opera desde 1961 e é uma das 15 instalações da Petrobras para refino de gasolina, diesel, óleos lubrificantes e outros produtos. A refinaria de Duque de Caxias tem capacidade instalada de 242 milhões de barris por dia, o terceiro maior volume da rede que representa 20,9% do total.