PT de Campinas espera reverter “golpe” na semana que vem e voltar à prefeitura

Caso o afastamento de Vilagra seja mantido, partido fará oposição ao novo governo, comandado por ex-presidente da Câmara

São Paulo – O PT de Campinas espera reverter no início da semana que vem a decisão que afastou do cargo o prefeito Demétrio Vilagra. O presidente do partido, Ari Fernandes, afirmou nesta sexta-feira (21) que o processo que tirou Vilagra da prefeitura não passou de mais um golpe da Câmara. “Mais uma vez, a nossa visão é que está se usando argumentos arbitrários. A Comissão Processante diz que investigar é um direito que a Câmara tem, mas afastar o prefeito é tipicamente um ato de golpismo”, disparou Fernandes. Ele ainda afirmou que em nenhum momento o prefeito negou-se a dar informações às investigações.

Ainda nesta sexta, o juiz Mauro Fukumoto, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, negou o recurso protocolado na quinta-feira (20) pela defesa do prefeito, que pedia a anulação da decisão que o afastou do cargo. Os advogados de Vilagra foram a São Paulo para recorrer da decisão judicial em segunda instância. Fernandes afirmou que a expectativa é positiva para o começo da semana que vem. “Segunda ou terça- feira já teremos uma resposta, positiva ou negativa”, afirmou.

Uma nota do partido divulgada nesta sexta coloca ainda o PT em situação de oposição ao novo governo, chefiado pelo ex-presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), colega de partido do prefeito cassado anteriormente, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio. “O PT recomenda aos secretários municipais filiados ao partido que coloquem imediatamente seus cargos à disposição do vereador Serafim”, diz a nota.

2012

Para as eleições municipais do ano que vem, Fernandes aposta que o provisório afastamento não mancha a estrela petista, mas assegurou que as coisas podem mudar. “Se o afastamento se concretizar permanentemente, nós vamos passar a ter uma prática de militância bem diferente da que temos até então, seremos oposição ao governo”, disse.

Internamente no partido, os nomes do deputado estadual Gerson Bittencourt e do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, aparecem como os favoritos para representar o PT no pleito de 2012. Enquanto Bittencourt tem bom apoio da militância municipal, Pochmann tem a “água benta” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vilagra era um dos nomes da disputa, mas o afastamento da prefeitura diminuiu consideravelmente suas chances.

Fernandes prefere adotar um discurso mais político para tratar a disputa. “Estamos seguindo o calendário, os debates estão ocorrendo, e já estamos com o nosso grupo de trabalho instalado e iniciando a produção de um programa de governo. Está tudo seguindo normalmente.”

Leia também

Últimas notícias