Horário de verão vigora em 11 estados e no Distrito Federal a partir deste domingo

São Paulo – O horário de verão começou à meia-noite deste domingo (16) em dez estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além do Distrito Federal. Neste ano, a Bahia […]

São Paulo – O horário de verão começou à meia-noite deste domingo (16) em dez estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além do Distrito Federal. Neste ano, a Bahia também adota o novo padrão. Os relógios devem ser adiantados em uma hora. 

O objetivo é aproveitar melhor a luz natural e, assim, reduzir o consumo de energia elétrica entre as 18h e 20h. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda diminui o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição e suas consequências para a população.

É a 41ª vez que o país pratica o horário de verão, desde sua criação, em 1931. Via de regra, a medida vigora até o terceiro domingo de fevereiro, Porém, devido ao carnaval de 2012 (que será comemorado no dia 21 de fevereiro), o horário de verão vai se estender até 26 de fevereiro de 2012 – uma semana a mais que nos últimos anos.

Isso porque que o terceiro domingo de fevereiro do ano que vem, será feriado de carnaval. O adiamento por uma semana, em caso de coincidências entre o fim do horário de verão e o feriado de carnaval  é regulamentado pelo Decreto 6.558.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a expectativa do governo federal é de uma redução entre 4,5% e 5% da demanda de energia no horário de pico, entre o fim da tarde e o início da noite. Em 2010, a economia foi de 4,4%.

Nos últimos dez anos, a prática possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo, o equivalente a 2 mil megawatts anuais, ou duas vezes a carga, no horário de pico, da cidade de Belo Horizonte.

Bahia

Após oito anos, a Bahia voltará a aderir à iniciativa, a pedido do governador Jaques Wagner. Ao anunciar a adesão, Wagner disse que a decisão serve para evitar os transtornos causados pela diferença de horários com o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “A decisão é muito mais para ficarmos alinhados ao horário de Brasília do que de economia de energia”, disse o governador, uma vez que, segundo ele próprio, a economia resultante do adiantamento da hora no estado é pequena.

Com informações da Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias