Chuva em SC deixa oito municípios em situação de calamidade pública

Apesar de mais baixo, nível do rio Itajaí segue causando problemas para população (Foto: ABr/Virginia Cardoso/Foto do leitor) Curitiba – Sobe para oito o número de municípios em estado de […]

Apesar de mais baixo, nível do rio Itajaí segue causando problemas para população (Foto: ABr/Virginia Cardoso/Foto do leitor)

Curitiba – Sobe para oito o número de municípios em estado de calamidade pública devido às chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias. Além de Agronômica, Aurora, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio e Rio do Sul, neste domingo (11) as cidades de Laurentino e de Lontras também decretaram calamidade. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 929.927 pessoas foram afetadas, em 91 municípios – cerca de 155 mil estão desalojadas e 14 mil desabrigadas.

Geólogos do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina foram nesta manhã para Ilhota, no Vale do Itajaí, e estão avaliando o risco de deslizamentos nos morros do Baú, do Braço do Baú e do Fischer por causa das rachaduras encontradas. Segundo a Defesa Civil, as casas serão interditadas se for concluído que há perigo.

O tempo bom está colaborando para o trabalho de remoção do lixo acumulado nas principais ruas de Itajaí durante os últimos três dias. Segundo a prefeitura, dez veículos percorrem as regiões da cidade onde as águas já baixaram para fazer a limpeza.

A Polícia Rodoviária Federal informa que ainda há pontos de alagamentos em alguns trechos das rodovias. Na BR-470, a partir de Rio do Sul, as pessoas estão retidas na altura do quilômetro 149, que está com 2 metros de água sobre a pista. É impossível também seguir em direção ao Oeste do estado pela BR-470. Já na BR-101, o trânsito está liberado precariamente até Rio do Sul.

O  município de Brusque decidiu suspender as aulas nas escolas Francisco de Araújo, Monsenhor Gregório Locks e Santa Terezinha na segunda-feira (12) e na terça-feira (13).