Light terá de pagar R$ 100 mil por explosão de bueiro no Rio

MP e Aneel intensificam fiscalização. Prefeito vê pânico da população

São Paulo – Em apenas dois dias, seis caixas de energia da rede subterrânea de distribuição da concessionária Light explodiram no município do Rio de Janeiro. Quatro explosões em bueiros ocorreram na segunda-feira (4), com três pessoas feridas, e duas na terça-feira (5). Após as ocorrências, Ministério Público, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e prefeitura criticaram a atuação da Light e ameaçaram a empresa com multas e processos.

A Aneel informou na terça que vai intensificar a fiscalização da concessionária. O setor de fiscalização da agência vai verificar mensalmente as ações desenvolvidas pela empresa e será designado um fiscal para acompanhar exclusivamente o trabalho da Light em suas redes subterrâneas.

A decisão foi comunicada em reunião com o presidente da empresa, Jerson Kelman. O diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, disse que as explosões não podem continuar a acontecer e que a empresa deve prestar um serviço adequado sem pôr em risco a vida dos cidadãos cariocas. “A Aneel exigiu que a Light intensifique em um curto espaço de tempo um plano emergencial para atacar todas essas novas ocorrências e resolver em definitivo essas questões.”

Hübner lembrou que a Aneel já vem acompanhando as ações de manutenção e de melhorias da rede da Light desde o início de 2010, mas que as últimas ocorrências levaram a agência a atuar de forma mais intensa e contínua para evitar novos incidentes.

Nesta quarta-feira (6), Light e Ministério Público assinam um Termo de Ajustamento de Conduta em que a empresa fica obrigada a reformar 4 mil câmaras subterrâneas em dois anos, com monitoramento centralizado e uso de sensores eletrônicos de gás, de água e de presença humana, para evitar acidentes.

A Light também se responsabilizará pelo pagamento de multa de R$ 100 mil por explosão de caixa de energia na cidade se voltarem a ocorrer explosões de bueiros que causem morte, lesão corporal e/ou dano ao patrimônio público ou privado.

Pânico

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, as explosões dos bueiros estão causando pânico à população. “As pessoas não estão conseguindo andar nas ruas e eu diria que isso já está começando a gerar um clima de quase pânico. Está passando de um clima de insegurança para clima de pânico”, analisou.

Paes pediu rigor à Aneel e ameaçou entrar com ação criminal contra a empresa. “O que a prefeitura está fazendo é multando a Light e a gente chegou em um limite que só cabe agora uma ação criminal contra a direção da Light e contra a Light para apurar os fatos”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil