Tribunal libera continuidade na licitação da linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo

Mesmo com início imediato, novo ramal, que ligará Congonhas ao Morumbi, não ficaria pronto para a Copa de 2014

São Paulo – A Câmara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou, nesta quinta-feira (30), que o governo paulista continue a licitação para construir a linha 17-Ouro do metrô. O monotrilho terá 17 quilômetros de extensão e 17 estações, ligando o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi, na zona sul da capital.

A licitação estava suspensa devido a uma liminar do TJ, que acatou uma ação civil pública feita pela Associação Sociedade Amigos da Vila Inah, que alegava a falta de estudos, por parte do governo, sobre os impactos ambientais que a obra causaria. O relator do recurso, desembargador Torres de Carvalho, afirmou que não há fundamentos para recusar a iniciativa da administração pública em montar o monotrilho.

“A Companhia do Metrô tem uma tradição de apuro técnico em seus projetos e na execução deles, como se vê nas linhas implantadas; só cabe esperar que o mesmo apuro técnico tenha presidido a opção ora feita. Os argumentos expendidos, até onde se pode ir neste momento, não justificam a suspensão da licitação e da contratação”, afirma o desembargador, segundo a assessoria do TJ.

A previsão de duração das obras é de 42 meses. Como a construção ainda nem se iniciou, o monotrilho está descartado para a Copa do Mundo em 2014.