Kassab ainda não foi notificado pelo TJ para apresentação de planilhas sobre tarifa de ônibus

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), ainda não foi notificado da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que o obriga a prestar informações […]

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), ainda não foi notificado da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que o obriga a prestar informações sobre o aumento da tarifa de ônibus na capital paulista. Em tese, ele teria de apresentar até esta sexta-feira (8) as justificativas do aumento de 11,11%, no preço da passagem de ônibus municipal. Por não ter sido notificado, ele mantém sigilo sobre as informações.

A informação foi confirmada por ativistas do Movimento Passe Livre (MPL) durante o protesto nesta sexta contra o aumento na tarifa e pelo cumprimento da decisão do TJ pela prefeitura. O ato ocorre em frente à casa do preifeito, na região de Pinheiros. Cerca de 150 foram até o local, em mais uma manifestação.

A planilha é reivindicada pelos ativistas e por integrantes da oposição ao prefeito na Câmara de Vereadores. Com acesso ao custo de cada item que compõe a tarifa, eles acreditam que seja possível negociar, com a Secretaria de Transportes, redução nos valores cobrados.

Mariana Toledo, integrante do MPL, avalia que, independentemente de notificação, se houvesse interesse, a prefeitura teria apresentado os documentos. “Como não é de interesse da prefeitura divulgar a tarifa, estão se prendendo a qualquer artimanha para fugir do assunto”, afirma.

Apesar de um grande número de policiais acompanhar o protesto, para o responsável da Polícia Militar, major Eliezer Klinger, a preocupação no momento é com a integridade física dos ativistas. “Não é para preservar o patrimônio de empresários ou coibir a livre manifestação do pensamento”, disse. “Aqui não é a Líbia, é o Brasil”, completou.