São Paulo tem manifestação contra o aumento de tarifa de ônibus pela décima semana consecutiva

São Paulo – Ativistas contrários ao aumento da passagem de ônibus em São Paulo realizam manifestação nesta quinta-feira (17) pela décima semana consecutiva. No final da tarde, às 17h, o […]

São Paulo – Ativistas contrários ao aumento da passagem de ônibus em São Paulo realizam manifestação nesta quinta-feira (17) pela décima semana consecutiva. No final da tarde, às 17h, o Movimento do Passe Livre (MPL) comanda a passeata de cidadãos insatisfeitos com o transporte coletivo e estudantes no Centro da capital.

A concentração ocorre diante do Teatro Municipal, de onde sai a manifestação pelas ruas da região até terminar em frente à sede da prefeitura. O ato vai contar com um “reforço musical”, a participação da Escola de Samba Unidos da Lona Preta – composta por militantes do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de São Paulo – e outros coletivos.

Na semana passada, o movimento não descansou após o feriado de carnaval e se mobilizou até internacionalmente. Ativistas solidários ao movimento surpreenderam o prefeito Gilberto Kassab (DEM), em Paris, durante visita oficial à França, quando saía da Feira Internacional dos Profissionais do Setor Imobiliário, na terça-feira (8). Em São Paulo, eles continuaram a pressão, com um ato simbólico em frente à casa do prefeito. Um boneco que representava o prefeito chegou a ser queimado.

A prefeitura alega que está aberta a negociações, porém o prefeito Kassab em entrevista à Rádio Jovem Pan no último domingo (13) afirmou que não é de seu interesse a revogação do aumento da passagem do ônibus. O secretário-adjunto de Transportes, Pedro Luiz de Brito Machado, já havia afirmado, em reunião com os ativistas, que o reajuste foi uma decisão política e não técnica.