Corredores de ônibus de SP são mal avaliados, mostra pesquisa

São Paulo – Para moradores da região metropolitana de São Paulo, os corredores de ônibus pioraram entre 2009 e 2010. O percentual que avalia de forma ruim o estado em […]

São Paulo – Para moradores da região metropolitana de São Paulo, os corredores de ônibus pioraram entre 2009 e 2010. O percentual que avalia de forma ruim o estado em que essas vias encontram-se subiu de 21% para 23%, enquanto o índice de excelente ou bom caiu de 58% para 52%. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e realizada em novembro.

Os entrevistados tinham idade mínima de 16 anos e obrigatoriamente deveriam ter usado ônibus, metrô ou trens ao menos uma vez nos três meses anteriores ao levantamento. Foram ouvidas 1.036 pessoas que vivem na capital e 1.034 que moram nas cidades que compõem a região metropolitana.

Metrô e CPTM

Segundo o levantamento, o metrô continua sendo o meio de transporte com a melhor avaliação. Em 2010, 84% achavam o serviço excelente ou bom. A avaliação das linhas permaneceu estável, exceto no caso da linha 2 verde, que percorre a avenida Paulista, cuja aprovação diminuiu de 88% para 84%.

A aprovação dos trens da CPTM aumentou de 50% para 54%. A única linha em que houve queda na satisfação foi a 9-Esmeralda, que faz o trajeto Osasco-Grajaú, de 67% para 62%.

Ônibus

Os ônibus municipais foram considerados bons ou excelelentes por 59% dos entrevistados, uma melhora de nove pontos percentuais ante 2009. A mesma melhora ocorreu com os micro-ônibus, que passaram de 51% para 58%.

Os entrevistados também foram questionados sobre os aspectos ruins e bons dos meios de transportes. Para 46%, a lotação dos veículos é o maior problema. A rapidez foi citada por 45% como ponto positivo.

A conclusão da pesquisa é de que a população percebe os esforços que estão sendo feitos para melhorar os transportes na região metropolitana, porém nota que eles ainda precisam funcionar melhor, ter mais conforto e disponibilidade.

Leia também

Últimas notícias