Câmara de SP faz audiência pública neste sábado para debater aumento de tarifa

Secretário municipal de Transportes confirma presença

São Paulo – A Câmara Municipal paulistana realiza, neste sábado (12), audiência pública para discutir o reajuste da passagem de ônibus ocorrido em janeiro. A audiência é fruto de pressões de manifestantes contrários ao aumento, que há cinco semanas protestam nas ruas da capital.

A assessoria confirmou a presença do secretário municipal de Transportes,  Marcelo Cardinale Branco, mas foi evasiva quanto aos documentos que ele vai apresentar na audiência. Representantes do Movimento do Passe Livre (MPL) vêm pedindo que Branco explique, por meio de planilhas de custo, as razões para o aumento da passagem de R$ 2,70 para R$ 3, em 5 de janeiro.

Na quinta-feira (10), cerca de 3 mil manifestantes realizaram a quinta passeata pelas ruas do centro da cidade, como vem acontecendo nas últimas semanas. Pela primeira vez, o ato conseguiu passar por dentro do maior terminal da América Latina, o terminal Dom Pedro II. Em 2010, uma passeata contra o reajuste daquele ano foi reprimida pela Polícia Militar quando os manifestantes chegaram perto do mesmo local.

“Em mais de 3 mil pessoas, entramos hoje (quinta-feira 10) no Terminal Pq. D. Pedro!”, comemorou o MPL em sua página no Facebook. “Depois de alguns anos em que o terminal havia virado tabu, mostramos que vamos entrar quando quisermos. Quem pega ônibus tá lá. Então é pra lá que vamos!”, completou.

A audiência pública está marcada para as 9h no plenário 1º de Maio da Câmara Municipal (viaduto Jacareí 100, Bela Vista).