Greve em viação de ônibus em SP termina após decisão judicial, diz sindicato

São Paulo – Os ônibus da Viação Himalaia voltaram a circular nesta quinta-feira (3), um dia após a decisão judicial que considerou a greve irregular. A paralisação foi iniciada na […]

São Paulo – Os ônibus da Viação Himalaia voltaram a circular nesta quinta-feira (3), um dia após a decisão judicial que considerou a greve irregular. A paralisação foi iniciada na segunda-feira (31) e atingiu inicialmente a garagem da empresa em Sapopemba e, depois, a do Tatuapé, ambas na zona leste. A informação é do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas).

Nas primeiras horas da manhã, circulava a informação de que os trabalhadores da garagem de Sapopemba estariam mantendo a greve, mas o sindicato nega a informação.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou multa de R$ 100 mil por dia em caso de continuidade da paralisação. A São Paulo Transportes (SPTrans) chegou a acionar o Plano de Atendimento Entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), colocando 99 veículos para atender às principais linhas percorridas pela empresa.

Com 304 veículos, a Viação Himalaia atende 37 linhas que ligam a zona leste ao centro da capital e a estações do metrô. Os trabalhadores estão insatisfeitos com a incerteza causada pela tranferência de linhas da Himalaia para a Viação Nova Horizonte, iniciada em 2010. Eles querem uma garantia de que irão receber todos os direitos refererentes aos anos trabalhados para a Himalaia.

Leia também

Últimas notícias