Falha em transmissão provoca falta de luz em São Paulo

São Paulo – Parte da cidade de São Paulo ficou sem energia elétrica por volta das 15h desta terça-feira (8). As regiões afetadas foram as da avenidas  Paulista e Brigadeiro […]

São Paulo – Parte da cidade de São Paulo ficou sem energia elétrica por volta das 15h desta terça-feira (8). As regiões afetadas foram as da avenidas  Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, rua 13 de Maio e imediações (bairro da Bela Vista), parte da zona sul – como Vila Olímpia e Itaim Bibi – e parte da zona oeste – como Leopoldina, Perdizes e Pinheiros.

A  Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep) informou, por meio de nota, que houve uma ocorrência às 15h11 em sua subestação Bandeirantes, localizada na região sul da capital. “Um dos três transformadores de 345/88 kV apresentou falha, o que levou à atuação de seu sistema de proteção que desligou os outros dois”, diz a nota.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), oblecaute no Aeroporto de Congonhas durou cerca de cinco minutos , período em que os geradores entraram em funcionamento.

A cidade tem 16 semáforos desligados por falta de energia, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos informou que o blecaute não causou problemas no funcionamento de trens e do metrô.

A Cteep, em nota complementar, informou sobre um outro desligamento do sistema ás 16h40 por conta da sobrecarga dos dois transformadores. Os equipamentos foram recompostos e estão em operação desde às 16h45. Ainda segundo a companhia , a Eletropaulo e a Cteep estão trabalhando juntas para remanejar as cargas e dividir o atendimento das regiões também por outras subestações.

 Segundo a companhia, as causas do desligamento do transformador estão sendo analisadas.

Com informações da Agência Brasil