Temporal causa uma morte na cidade de São Paulo

Novas pancadas voltaram a causar transtornos e vítimas em São Paulo (Mateus Bruxel/Folhapress) São Paulo – O temporal que atingiu a capital paulista na noite do domingo (23) causou, pelo […]

Novas pancadas voltaram a causar transtornos e vítimas em São Paulo (Mateus Bruxel/Folhapress)

São Paulo – O temporal que atingiu a capital paulista na noite do domingo (23) causou, pelo menos, uma morte. Um homem, ainda não identificado, foi arrastado pela enxurrada e encontrado morto debaixo de um carro parado no bairro da Mooca, a leste da cidade.

A região leste foi um dos locais onde mais choveu. A área ficou em estado de alerta por quase quatro horas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura.

Um de seus bairros, a Penha, foi inclusive posto em estado de alerta durante duas horas devido ao transbordamento do Rio Tietê. Uma nova cheia do Tietê também deixou a área da Casa Verde, na região norte, em alerta por 50 minutos.

Algumas regiões da cidade também têm problemas com o abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica. A AES Eletropaulo, responsável pela distribuição de energia, e a Sabesp, pela água, não informaram quantas áreas foram afetadas e nem fizeram previsões para a normalização dos serviços.

Segundo relatório da Defesa Civil paulista, do início de dezembro até o último dia 20, 25 pessoas já haviam morrido em todo o estado, vítimas das chuvas.

Santa Catarina e Minas Gerais

As fortes chuvas que caem no estado de Santa Catarina levaram a Defesa Civil a decretar estado de emergência em 28 municípios, entre eles, Alto Vale do Itajaí e Mirim Doce. Ao todo, 52 cidades foram afetadas pelas chuvas na região. Foram contabilizados, no estado, 15.954 pessoas desalojadas, 1.745 desabrigadas e cinco mortes.

Segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), as chuvas causaram danos como quedas de barreiras, instalações públicas e privadas e desligamentos em caráter de segurança. Houve falta de energia na região na manhã do domingo (23). Foram prejudicados os serviços de água, energia e transporte no estado.

Em Minas Gerais, 17 pessoas morreram, 2.626 estão desabrigadas e 147.301 desalojadas. A Defesa Civil do estado afirma que os municípios mineiros têm sofrido com as tempestades e chuvas desde terça-feira (11). Noventa e oito cidades estão em situação de emergência.

O governador do estado, Antonio Anastasia, anunciou a liberação de R$ 3 milhões para obras nos municípios afetados pelas enxurradas e para a reconstrução de pontes danificadas na cidade de Ipuiúna.

Leia também

Últimas notícias