Sobe para 82 o número de cidades em estado de emergência em Minas Gerais

Brasília – O número de cidades que decretaram situação de emergência em Minas Gerais subiu para 82. De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta segunda-feira […]

Brasília – O número de cidades que decretaram situação de emergência em Minas Gerais subiu para 82. De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta segunda-feira (17), o município de Itumirim, no Sul do estado, decretou situação de emergência por causa das inundações.

De acordo com a prefeitura de Itumirim, o Rio Capivari e o Ribeirão da Mandinga, que cortam a cidade, subiram com as chuvas na noite da última sexta-feira (14). A via que dá acesso ao município ficou coberta pela água, impedindo a passagem de veículos de passeio. A passarela para pedestres da ponte que fica na entrada da cidade foi interditada pelo Corpo de Bombeiros. Cinco pessoas ficaram desabrigadas e 16 desalojadas no município. “Agora a água baixou e a situação está se normalizando”, disse o secretário de Turismo de Itumirim, Alex Martins. 

Em Minas Gerais, foram registradas 16 mortes. No total, 2.390 pessoas estão desabrigadas e 17.185 tiveram que deixar suas casas. São 130 municípios afetados pelas chuvas. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, mais de 6 mil casas foram danificadas. Destas, 237 foram completamente destruídas. Além disso, 339 pontes foram danificadas e 104 foram destruídas no estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve dar uma tregua no começo desta semana no estado. No Sul, o tempo ainda deve ficar nublado e chuvoso, podendo chover forte. Nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Parnaíba, Centro-Sul e Zona da Mata, pode chover forte em pontos isolados no final da tarde de segunda.

Fonte: Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias