Ativistas prometem terceira manifestação contra aumento de ônibus em SP para esta 5ª

Twittaço inclui manifestantes de São Paulo, Florianópolis, Espirito Santo, Curitiba, Recife e Salvador contra reajustes

Faixa do MPL estendida no Vale do Anhangabau (Foto: Douglas Belome/Divulgação)

São Paulo – O Movimento do Passe Livre pretende realizar o terceiro protesto contra o reajuste da tarifa de ônibus de São Paulo nesta quinta-feira (27). A concentração será diante do Teatro Municipal, às 17h, no centro da capital. Como na manifestação anterior, o MPL vinculou no seu perfil do Facebook informações sobre o ato, até as 16h20 desta quarta-feira (26) 1.541 pessoas confirmaram sua participação na quinta-feira.

Na última quinta (20), 4 mil manifestantes realizaram uma passeata pela avenida Paulista, saindo da praça do ciclista até o final da avenida, na praça Oswaldo Cruz. Nenhum incidente foi registrado. Ao contrário da semana anterior, no dia 13, em que a passeata terminou com a repressão da Polícia Militar e vários manifestantes presos.

Segundo o MPL, a medida que as pessoas descobrem que há alguém lutando para baixar a tarifa do ônibus, elas aderem ao movimento e assim ele não para de crescer. “Essas pessoas mostram sua revolta através do comparecimento nos atos e em outros meios a seu alcance. Como pular a catraca, por exemplo”, defende o movimento, por meio de nota.

Aniversário de São Paulo

Durante a reinauguração da biblioteca Mário de Andrade, 10 membros do MPL compareceram para protestar. Segundo relato do movimento, algumas pessoas que estavam lá também decidiram se juntar ao protesto. Um homem foi agredido por um segurança e encaminhado ao 3º DP juntamente com seu agressor. Ambos foram liberados. Uma faixa com a inscrição “3 reais é roubo” foi instalada em cima do palco do Anhangabau.

Bicicletada e Twitaço

O MPL de São Paulo, Florianópolis, Espirito Santo, Curitiba e organizações do Recife e Salvador vão realizar um twitaço contra o aumento das passagens de ônibus nesta sexta-feira (28) a partir das 10h. Com o slogan “Quem não tuita, quer tarifa” o cartaz do protesto pede que os internautas tuitem a hashtag #contraoaumento.

Em São Paulo, o movimento também marcou uma “bicicletada” na sexta, às 18h, na Praça do Ciclista, esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.