Moradores de Franco da Rocha (SP) são resgatados por bombeiros

Cidade de Franco da Rocha inundada (Fotos: Wilson Dias/ABr) São Paulo – Pela segunda madrugada seguida, a população do município de Franco da Rocha, distante 45 quilômetros da cidade de […]

Cidade de Franco da Rocha inundada (Fotos: Wilson Dias/ABr)

São Paulo – Pela segunda madrugada seguida, a população do município de Franco da Rocha, distante 45 quilômetros da cidade de São Paulo, enfrenta problemas com enchentes. A região central foi totalmente inundada pela vasão da Represa Paiva Castro, que não pôde conter a cheia do Rio Juqueri. O nível da água atingiu cerca de 88 centímetros, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Donizete Bernardo. Cerca de 35 famílias ficaram ilhadas.

Essas famílias estão sendo retiradas de suas casas pelas equipes do Corpo de Bombeiros com a ajuda de embarcações. Os telefones fixos não funcionam, o comércio não abriu, os prédios que abrigam as repartições públicas municipais também foram alagados e as vias continuam intransitáveis desde segunda-feira (10).

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que, por causa dos alagamentos, a circulação de trens foi interrompida no trecho entre Caieiras e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi, que liga a Estação da Luz à Estação Morato Coelho. Foi acionado o Plano Paese, de oferta gratuita de transporte com ônibus, mas na região central esses veículos também não conseguem rodar.

Apesar desse quadro, a prefeitura informou que a situação vem sendo monitorada. Um alerta sobre a vasão da represa foi emitido. O município tem cerca de 117 mil habitantes. Não houve nenhum caso de desabamento ou deslizamento de terra e também não há registro de feridos até as 11:30h desta quarta-feira (12).

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a abertura das comportas é feita gradualmente, obedecendo ao nível de segurança máximo para evitar um rompimento da barragem cujos efeitos seriam ainda muito piores.

Estado de emergência

Com 650 famílias atingidas pelo transbordamento do rio, o município de Atibaia, a 69 quilômetros da capital paulista, está em estado de emergência desde a tarde de ontem (11). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, O Rio Atibaia transbordou e várias ruas estão alagadas. Há 290 famílias desalojadas e 45 desabrigadas.

Um balanço de todos os estragos provocados pelas frequentes chuvas que vêm ocorrendo no município desde o início do ano será divulgado pela prefeitura de Atibaia à tarde.

Na madrugada desta quarta-feira (12), a Defesa Civil do estado emitiu nota alertando sobre os riscos de chuvas mais intensas na região de Campinas, afetando principalmente os municípios de Atibaia e Bragança Paulista.

Fonte: Agência Brasil