Rio vai implementar três núcleos de atendimento LGBT

São Paulo – O governo do Rio de Janeiro promete até 7 de maio (Dia Nacional de Combate à Homofobia) a instalação de um centro gestor de núcleos de atendimento referencial a […]

São Paulo – O governo do Rio de Janeiro promete até 7 de maio (Dia Nacional de Combate à Homofobia) a instalação de um centro gestor de núcleos de atendimento referencial a  lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) em Campo Grande, Copacabana e Madureira. O primeiro núcleo já funciona na Central do Brasil. Já em fevereiro, outro Centro de Referência deverá ser instalado em Duque de Caxias.

De acordo com o coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, esses núcleos não podem ser confundidos com delegacias LGBT. “O núcleo de Madureira promoverá o acolhimento, atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento de pessoas vítimas de violência homofóbica, amigos e familiares, garantindo acesso a direitos, serviços e políticas públicas”, explica.

Esse centro, que faz parte da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro em parceria com o governo federal fornece atendimento integrado nas áreas de direito, assistência social e psicologia. Até 2012, o plano é instalar 12 deles em todas as regiões do Estado.

A Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos prevê um centro de referência LGBT em Duque de Caxias até o final de fevereiro.

Leia também

Últimas notícias