Prefeitura dispensou alunos e professores para comício de Serra em Barueri

São Paulo – Na quarta-feira (29), a Secretaria de Educação de Barueri (SP), a 26 quilômetros da capital, dispensou professores e alunos da rede municipal de ensino mais cedo para […]

São Paulo – Na quarta-feira (29), a Secretaria de Educação de Barueri (SP), a 26 quilômetros da capital, dispensou professores e alunos da rede municipal de ensino mais cedo para que eles pudessem participar do comício do candidato a Presidência da República, José Serra (PSDB). O evento contaria com a participação de Bruna Furlan (PSDB), filha do prefeito da cidade Rubens Furlan (PMDB), e uma das principais puxadoras de voto da legenda no estado.

A informação foi divulgada pelo repórter do caderno Poder da Folha de S.Paulo, Evandro Spinelli. Os estudantes e os professores que sairiam às 18h foram dispensados duas horas antes. Uma professora que não quis se identificar confirmou à Rede Brasil Atual que nem os próprios docentes sabiam da instrução. “Quando cheguei para trabalhar vi um pequeno cartaz”, relata a professora.

“As crianças tiveram de sair mais cedo e os pais precisaram reprogramar todas as suas vidas para não deixar os filhos plantados na porta da escola fechada”, descreve o repórter da Folha. “Eu acompanhei a saída de uma escola no centro e vi duas crianças que procuravam, mas não encontravam seus pais. Eles foram socorridos por vizinhos da escola, cujos filhos estudam no mesmo local”, comentou o jornalista.

Rubens Furlan (PMDB) está em seu quarto mandato como prefeito. Ele e seu grupo político mantêm a chefia do Executivo municipal há pelo menos 28 anos. Furlan ganhou projeção ao brigar com humoristas do programa CQC da TV Bandeirantes. Procurada, a Secretaria de Comunicação da cidade não se manifestou até às 11h desta sexta-feira (1º).

Bruna Furlan, sua filha tem 27 anos e é considerada a puxadora de votos do PSDB no estado. De acordo com o coordenador de sua campanha, Jonatas Randal, a dispensa de alunos e funcionários não procede. “Não havia motivo para dispensa já que o comício ao qual Bruna era apenas convidada iria começar as 19h. Se houve coisa deste tipo quem deve responder é a Secretária de Comunicação Social do Munícipio” disse.

No comício que durou cerca de três horas, José Serra falou por 18 minutos. Bruna Furlan falou por três minutos, segundo a imprensa local. O prefeito Rubens Furlan também participou. “Eu dei minha juventude por Barueri. Dei meu suor por Barueri. Agora estou dando meu sangue que é minha filha”, discursou.

Questionado por jornalistas, o prefeito disse não saber da dispensa e ironizou: “se for verdade, vou dizer que fiquei muito triste com isso, porque os repórteres também ficaram”.