Pane em duas linhas de trem da CPTM dificulta a chegada ao trabalho em São Paulo

Linhas 7-Rubi e 8-Diamante tiveram problemas na manhã desta quinta-feira

São Paulo – Duas linhas de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentaram falhas na manhã desta quinta-feira (19). Causas diferentes provocaram as panes, deixando milhares de trabalhadores sem opção de transporte. O governador Alberto Goldman (PSDB) admitiu que o problema está relacionado aos equipamentos antigos das linhas. Ele promete que, com a modernização em curso, essas situações devam ser reduzidas.

Por volta das 6h30, uma composição da Linha 8 – Diamante, (Julio Prestes/Itapevi) apresentou defeito na estação Itapevi. Segundo a CPTM, foram adotadas medidas operacionais com o retorno de trens a partir das estações Engenheiro Cardoso e Barueri. A operação foi normalizada às 7h10, ainda de acordo com a empresa.

Perto das 8h, outra linha teve problemas, desta vez com falta de energia elétrica. Um defeito no sistema de alimentação elétrica das composições da linha 7- Rubi (Luz – Jundiaí) interrompeu a circulação de trens entre as estações Jaraguá e Perus , na zona noroeste de São Paulo. O Plano Entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado e os usuários eram levados de ônibus para a próxima estação em que havia energia. A linha 7-Rubi voltou a operar parcialmente às 9h50.

Cerca de 25 mil passageiros da linha 7-Rubi foram afetados, de acordo com a CPTM. Não há previsão para a liberação completa da linha.

O governador Alberto Goldman comentou os problemas na circulação das duas linhas nesta quinta-feira, durante a inauguração do do Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi). De acordo com reportagem do G1, o governador disse que a CPTM é a união de três sistemas ferroviários distintos – Fepasa, a Santos-Jundiaí e CPTU – o que explicaria as dificuldades.

“Esses três sistemas começaram a trabalhar evidentemente como eles eram inicialmente. Hoje, eles estão trabalhando juntos como CPTM, estão sendo modernizados, estamos comprando centenas de trens, as fábricas até se instalaram em São Paulo para produzir esses trens. Os sistemas de comunicação, de controle eletrônico, também estão sendo modernizados.” explicou Goldman.

Não é a primeira vez que a CPTM tem problemas com o sistema de alimentação elétrica. No começo do mês de agosto, a linha 11-Coral sofreu atrasos e aumento no intervalos das composições entre as estações Brás e Tatuapé.

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