Cidades do ABC paulista preparam diagnóstico sobre trabalho decente

São Paulo – Um ciclo de discussões sobre trabalho decente na região do ABC paulista começa dia 5 (sexta-feira) em Mauá (SP). O município recebe a primeira de cinco oficinas […]

São Paulo – Um ciclo de discussões sobre trabalho decente na região do ABC paulista começa dia 5 (sexta-feira) em Mauá (SP). O município recebe a primeira de cinco oficinas sobre o tema. Os debates vão subsidiar um diagnóstico sobre o déficit de trabalho decente no ABC. Participam das oficinas as prefeituras, empresários e trabalhadores.

Segundo José Freire, diretor do Sindicato dos Químicos do ABC e membro da coordenação do grupo de trabalho ‘Trabalho e Renda’, do Consórcio Intermunicipal do ABC, “levar os conceitos e o exercício do Trabalho Decente pode melhorar em muito o desenvolvimento da região”.

Trabalho Decente

De acordo com a Uni – Sindicato Global, trabalho decente é um conceito que inclui proteção social, remuneração adequada, condições saudáveis e seguras de trabalho, sob o amparo de uma legislação justa que inclua o direito de sindicalização, de negociação e de contratação coletiva firmado por sindicatos que possam se organizar e atuar de forma independente.

Apesar do pouco conhecimento da população sobre o tema, Freire acredita que “a médio e longo prazo conseguiremos atingir um novo patamar de desenvolvimento com trabalho decente”.

As oficinas são preparatórias à Conferência Regional sobre o tema, que ocorre em maio. Na ocasião, a partir do diagnóstico das oficinas, será lançada a Agenda Regional do Trabalho Decente no ABC. A atividade é resultado do seminário “O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento”, realizado em 2009 para buscar alternativas à crise econômica.

Agenda das oficinas

  • 05 de março – Mauá
  • 16 de março – São Bernardo do Campo
  • 23 de março – São Caetano do Sul
  • 29 de março – Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
  • 09 de abril – Santo André
  • 13 de abril – Diadema

Leia também

Últimas notícias