Em SP, moradores do Grajaú denunciam descaso com enchentes

São Paulo – Centenas de moradores da região do Grajaú, na zona sul da capital paulista, organizaram um protesto na quarta-feira (20). Pela segunda vez nesta semana, eles paralisaram a […]

São Paulo – Centenas de moradores da região do Grajaú, na zona sul da capital paulista, organizaram um protesto na quarta-feira (20). Pela segunda vez nesta semana, eles paralisaram a Avenida Belmira Marin durante cerca de três horas. Os moradores, que tiveram suas casas inundadas pelas chuvas que têm atingido São Paulo, denunciavam o descaso do poder público. Há relatos de policiais que agrediram os manifestantes com cassetetes durante o protesto. A imagem do protesto está no Fotolog Megafone.

Os moradores do Grajaú alertam que as obras de um córrego próximo estão provocando os alagamentos. Elaine dos Santos Souza tem 22 anos, mora na região desde que nasceu e disse que sua casa nunca havia inundado. Ela contou a situação dramática que tem vivido.

“Em um momento, a água já estava chegando na altura do meu peito, então era super perigoso para mim e para outras pessoas tentarem salvar (os pertences). Tiveram vizinhos que passaram mal, que desmaiaram com a situação, porque imagina: você tem a casa há bastante tempo, nunca entrou água e de repente você vê em menos de uma hora todos os seus móveis estragando.”

Com as enchentes, Elaine perdeu armário, sofá, o freezer do bar do pai e fogão. Além disso, a família só conseguiu salvar os alimentos porque sua casa tem dois andares, então puderam levar a comida para a parte de cima.

Após o temporal de terça-feira (19), Elaine e os outros moradores solicitaram o recolhimento do lixo acumulado nas ruas, mas não foram atendidos. Depois das enchentes, móveis estragados e entulho continuam espalhados.

Sem água, a comunidade pediu um caminhão pipa, que não chegou, para a limpeza das casas sujas de lama. Elaine disse que a água voltou nesta quinta-feira (21), mas quando a torneira é aberta, a água sai amarelada.

Fonte: Radioagência NP

Leia também

Últimas notícias