Para Itaipu, blecaute não teve origem na hidrelétrica

Passageiros do lado de fora de estação em São Paulo durante blecaute que atingiu o país na terça-feira. (Foto: Reuters/Mario Miranda) Curitiba – Em nota divulgada na madrugada desta quinta-feira […]

Passageiros do lado de fora de estação em São Paulo durante blecaute que atingiu o país na terça-feira. (Foto: Reuters/Mario Miranda)

Curitiba – Em nota divulgada na madrugada desta quinta-feira (11), a Itaipu Binacional informou que a causa do blecaute ocorrido em  vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste não teve origem na hidrelétrica. Na terça (10), às 22h13, uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro provocou o apagão por efeito dominó, afetando inclusive o sistema paraguaio, que teve o fornecimento de energia interrompido.

De acordo com a nota, a hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste.

A nota  confirma  que imediatamente após o blecaute a usina estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas.

Informa ainda que em 15 minutos, o sistema paraguaio já estava sendo suprido por Itaipu, o que reforça o fato de que a causa do defeito foi externa à usina.

Até a 1h, 18 das 20 unidades  geradoras de energia da hidrelétrica aguardavam o restabelecimento do sistema interligado para dar início ao fornecimento de energia.
Com 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional  fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

Fonte: Agência Brasil