Chefe de administradora de eletricidade do Paraguai pede que não se politize o blecaute

Jornais paraguaios levantaram rumores de sabotagem, o que é descartado por Luiz Alberto Villardo em entrevista à Rede Brasil Atual

São Paulo – A Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai (Ande) descartou à Rede Brasil Atual a possibilidade de sabotagem ou qualquer outra “atitude estranha” como explicação para o blecaute da última noite.

Luiz Alberto Villardo, chefe do setor de operação da Ande, apontou que se trata de uma questão técnica e que, portanto, não cabe politizar o tema, como fizeram veículos de comunicação do Brasil e do Paraguai. “Foi um fato técnico e deve ser analisado tecnicamente. Solicitamos aos grupos de estudo nossos e da Eletrobrás que recolham as informações e que o fato seja estudado para que saibamos as causas do evento, evitando que volte a ocorrer”, afirma. 

No país vizinho, em que 80% do abastecimento é feito por Itaipu, o desligamento ocorreu praticamente ao mesmo tempo que no Brasil. De acordo com análises iniciais da Ande, quando houve a queda na outra ponta da fronteira, a interligação entre os dois lados de Itaipu foi imediatamente aberta, provocando o blecaute no Paraguai.

Villardo confirma que a hipótese tida como mais provável é o problema em uma subestação de São Paulo e reitera que um problema como esses rapidamente provoca uma reação em cadeia. Para o chefe da Ande, é perfeitamente plausível a possibilidade de haver ocorrido o problema por um raio, uma ventania ou uma tempestade.

O jornal ABC Digital, do Paraguai, afirmou em reportagem publicada na madrugada desta quarta-feira (11) que o blecaute que atingiu vários estados brasileiros e o Paraguai ocorreu por um curtocircuito em uma linha de transmissão de 500 KV localizada em São Paulo.

Em outro jornal paraguaio, o Ultima Hora , o diretor técnico de Itaipu, José Sanchez, disse que o blecaute ocorreu como um “efeito dominó”. Também disse que não pode afirmar que tenha ocorrido uma sabotagem no sistema de transmissão.