Instituto mantém alerta sobre risco de enchentes e alagamentos no Paraná

Curitiba – Informações do Instituto Tecnológico Simepar, do Paraná, indicam que a nebulosidade é intensa no oeste e sudoeste do estado e no norte do Rio Grande do Sul. Na […]

Curitiba – Informações do Instituto Tecnológico Simepar, do Paraná, indicam que a nebulosidade é intensa no oeste e sudoeste do estado e no norte do Rio Grande do Sul. Na madrugada desta segunda-feira (28), um forte temporal atingiu essas regiões do Paraná com ventos fortes e granizo.

A previsão é que as chuvas continuem hoje, com intensidade moderada a forte. O risco de enxurradas, enchentes e alagamentos continua elevado.

O Simepar alerta que o volume de chuvas será bastante significativo nas próximas horas na metade sul do Paraná, principalmente no decorrer da manhã. No domingo (27), ventos com velocidade de 80 quilômetros por hora atingiram o município de Ibiporã, situado a 14 quilômetros de Londrina.

A cidade ficou sem energia elétrica. Segundo Defesa Civil, as rajadas de vento destelharam 100 casas, além de lojas comerciais. Um posto de gasolina perdeu a cobertura. O único hospital da cidade também teve parte do teto destelhado e ficou sem luz. Não há registro de feridos, mas pacientes tiveram que ser transferidos para hospitais da região.

Os ventos causaram destruição também em Londrina, onde 50 casas foram atingidas, e em Pato Branco, onde 20 residências sofreram danos.

Na capital, os forte ventos ocasionaram a queda da cobertura da Sociedade Hípica Paranaense, deixando 11 pessoas feridas. De acordo com a Defesa Civil, elas foram atendidas nos hospitais Cajuru, Evangélico e do Trabalhador, mas nenhuma em estado grave. Outro registro foi o de uma casa que ficou totalmente destruída com a queda de um pinheiro.

O Paraná tem oito municípios em situação de emergência devido as chuvas dos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil, o município de Ibiporã também deve entrar na lista, devido aos prejuízos causados pelo temporal.

Fonte: Agência Brasil