MST

Feira da reforma agrária vai discutir políticas públicas, alimentação saudável, agronegócio e combate à fome

Evento começa nesta quinta e vai até o domingo, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Confira programação

MST
MST

São Paulo – Além das 500 toneladas de alimentos, da área de cozinha regional e eventos culturais, a 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária inclui uma programação de seminários, de quinta (11) até domingo (14). Os temas vão do agronegócio à alimentação saudável, e também incluem aspectos políticos da situação no campo.

No primeiro dia, às 14h, o debate será sobre “disputa ideológica em tempos de neofascismo e agronegócio”. Participam Camila Rocha, cientista política e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Pedro Fiori Arantes, arquiteto, urbanista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Ana Manuela Chã, do coletivo nacional de cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST, que organiza a feira).

Agroecologia e ambiente

Na sexta (12), as 10h, o tema é “agroecologia e meio ambiente”. Com coordenação de Andreia Matheus (MST) e Alan Tygel (Campanha Contra os Agrotóxicos), os debatedores serão Márcio Astrini (Observatório do Clima), Fernanda Savisk (Associação Brasileira de Agroecologia) e Bárbara Loureiro (dirigente do MST). Nos mesmos dia e horário, Giórgia Castilho Russo (Instituto de Defesa do Consumidor-Idec e Observatório da Alimentação Escolar-OAE, Gabriela Cruz (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, Nupens/USP) e Maria de Jesus (coletivo nacional de educação do MST) falam sobre “desafios da alimentação saudável e nutrição na educação escolar”.”

Ainda na sexta, o seminário é sobre políticas públicas e reforma agrária. Estão previstas cinco participações: Milton Fornazieri (secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário), Clarice dos Santos (Fórum Nacional de Educação do Campo), Kelli Mafort (secretária nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência), Lenildo Dias de Morais (Diretoria de Gestão de Pessoas, Digep), Franciléia de Paula (Campanha contra os Agrotóxicos) e Ana Terra (coordenação nacional do MST).

Desafios da reforma agrária

No sábado (13), penúltimo dia do evento, estarão presentes o advogado e professor Pedro Serrano e a juíza federal Claudia Dadico. O tema do debate, às 14h, é “reforma agrária, conflitos e desafios na atualidade”. A programação completa ainda está sendo fechada. A feira ocorre no Parque da Água Branca, zona oeste da cidade de São Paulo.

De acordo com o MST, confirmaram presença os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrária), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social). Além deles, os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte). E os comunicadores Paulo Vieira, Gregório Duvivier, Chico Pinheiro e Giovanna Nader. 

O evento terá ainda várias atrações culturais. Confira programação.

arte rba
feira da reforma agrária
Arte RBA
feira da reforma agrária
Arte RBA
feira da reforma agrária
Arte RBA
feira da reforma agrária


Leia também


Últimas notícias