Violência

Acusado de abuso sexual, pastor de igreja evangélica ligada a André Valadão é preso

Adolescentes denunciaram à polícia que o pastor os levava para sua casa e fazia chantagem para obigá-los a s submeter aos estupros

ARQUIVO PESSOAL
ARQUIVO PESSOAL
Pastor Joilson Freitas durante pregação no púlpito da Igreja Bastista da Lagoinha em Guarulhos

São Paulo – O pastor Joilson da Silva de Freitas Santos, 39 anos, que prega na Igreja Batista da Lagoinha de Guarulhos, ligada a André Valadão, foi preso preventivamente na noite desta quarta-feira (7), suspeito de abuso sexual. Segundo a denúncias, o líder religios cometia abusos contra adolescentes que frequentavam a igreja localizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

A polícia foi procurada com ajuda do porteiro do prédio onde o pastor mora na última quinta-feira (1º). Ele acudiu um adolescente, que fugia de um abuso cometido pelo religioso. Após a denúncia, outros dois adolescentes registraram queixa.

Segundo os jovens, o pastor Joilson, líder do núcleo jovem da igreja, os levava para casa sob o pretexto de “discipular”. Na doutrina evangélica, o discipulado significa “fazer discípulos”, ou seja, seguidores de Cristo. Na prática, seria o ensino das doutrinas a serem seguidas pelo crente, para capacitá-lo para trazer mais cristãos. Ou seja, seguidores para a fé.

E nesses encontros na casa do pastor, segundo a polícia, os jovens relataram que havia chantagem para a consumação da violência sexual. À TV Globo, o delegado Fulvio Mecca, do 5º Distrito Policial de Guarulhos, disse que o pastor fazia a seguinte ameaça, entre outras: “Se você não praticar comigo o ato sexual eu vou expor para seus pais e o pessoal da igreja que você se masturba, que procura vídeos eróticos e se interessa por sexo.” E que, amedrontadas, as crianças cediam.

A mulher do pastor também é acusada de participar dos abusos, que ocorriam ao lado do quarto dela.

Redação: Cida de Oliveira, com Uol


Leia também


Últimas notícias