Na TVT

‘Entre Vistas’: Leci Brandão debate samba e política, e denuncia a desigualdade em São Paulo

Uma das principais vozes do samba e deputada estadual de São Paulo pelo PCdoB, Leci Brandão foi a convidada dessa quinta-feira do programa Entre Vistas, na ‘TVT’, comandado por Juca Kfouri

TVT/Reprodução
TVT/Reprodução
O Entre Vistas vai ao ar todas às quintas-feiras, às 21h30 pela TVT. A edição de ontem e de programas anteriores também podem ser acessadas no canal de Youtube da Rede TVT

São Paulo – O jornalista Juca Kfouri recebeu Leci Brandão no programa Entre Vistas, da TVT, na noite de quinta-feira (5). Cantora, compositora e uma das principais vozes do samba brasileiro, Leci nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. Cerca de 30 anos depois deu início à carreira musical ao integrar a ala de compositores da Mangueira. Ainda hoje, Leci Brandão é uma das principais porta-vozes do carnaval. 

Durante a conversa com Juca Kfouri, a cantora comentou sobre alguns dos enredos que marcaram os desfiles das escolas de samba neste ano, como o da Gaviões da Fiel que levou ao sambódromo um protesto político contra a desigualdade. 

“A escola de samba tem essa responsabilidade e esse papel de também poder ensinar. O enredo de uma escola de samba também é uma educação, você pode através de um momento de festa, de alegria, de bateria e baiana mostrar uma realidade que às vezes é difícil à compreensão, mas na hora dessa festa chamada carnaval, as pessoas conseguem entender melhor e por isso que eu digo que esses enredos políticos contribuíram de alguma forma para conscientizar o povo brasileiro. Por isso que eu digo a você que a minha esperança não acaba”, destacou.

Trajetória política

Além da carreira musical, a trajetória política de Leci Brandão também foi tema do programa Entre Vistas. Em 2010, a cantora filiou-se ao PCdoB, onde permanece até hoje. “Nunca fui da política oficialmente, dizem que eu era comunista e não sabia. Eu digo que não sei, o primeiro partido que me filiei foi o PCdoB a convite do Orlando (Silva) e do Netinho (de Paula), eles que foram mentores desse convite”, lembrou a cantora.

“E quando eu soube dessa notícia, eu disse que não queria me meter porque já fazia meu posicionamento político por meio das minhas músicas. Eu já fui punida por elas, fiquei sem gravadora por causa da minha cabeça, das minhas atitudes. Mas eu precisava saber o que era isso (a política institucional). E como sou uma que confio e tenho muita fé na religião de matriz africana eu fui na minha religião para saber o que era isso e porque estava me convidando. A resposta que tive é que deveria aceitar o convite e o desafio porque era mais uma missão que meu anjo de guarda estava me dando. E eu estou cumprindo essa missão”, completou.

Desigualdades

No mesmo ano em que se filiou ao PCdoB, Leci Brandão venceu as eleições para deputada estadual por São Paulo. Em 2014 e 2018, ela foi reeleita, dedicando-se especialmente às pautas em defesa da população pobre, negra e das mulheres. No último ano a parlamentar foi autora de um projeto de lei que proibia os despejos e remoções na pandemia. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, mas vetada pelo então governador João Doria (PSDB).

“As pessoas continuam morando na rua. Morando na rua. É muito ruim isso. E você vê o estado de São Paulo, o estado mais rico do Brasil como todo mundo repete, nunca se viu tanta gente abandonada, passando amplas necessidades. Eu nunca pensei que fosse ver gente pegando osso para comer, é muito triste. A desigualdade está muito, muito ruim. E ninguém se sensibiliza, eu não vejo briga disso. Eu vejo briga política em muita coisa, mas por trás dessas questões que o povo está passando é difícil você ver”, lamentou Leci.

O Entre Vistas vai ao ar todas às quintas-feiras, às 21h30 pela TVT. A edição de ontem e de programas anteriores também podem ser acessadas no canal de Youtube da RedeTVT

Confira o programa na íntegra


Leia também


Últimas notícias