Todo dia

Em sessão solene na Câmara, povos indígenas protestam contra ataques e garimpo ilegal

“O ouro, a soja, a energia têm sangue indígena derramado”, afirmou deputada

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Primeira mulher indígena eleita, deputada Joenia Wapichana presidiu a sessão: 'O genocídio está acontendo'

São Paulo – Com o Hino Nacional entoado pela cantora Djuena Tikuna, os povos indígenas celebraram sua data em sessão solene na Câmara, nesta terça-feira (19), falando em resistência e diversidade. “É dia de luta, resistência e visibilidade indígena no Brasil”, afirmou a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena eleita no país. Ela presidiu a sessão, que também teve protestos contra o garimpo ilegal e projeto sobre demarcação de terras.

“O genocídio está acontecendo, e o governo continua encorajando o garimpo ilegal nas terras indígenas. O ouro, a soja, a energia têm sangue indígena derramado. As políticas de educação escolar indígena e a saúde especial indígena, que há anos conquistamos, com muita luta, estão sendo sucateados. Nossas comunidades estão sendo abandonadas, sofrendo um total descaso do governo”, denunciou Joenia.

A deputada também é autora do Projeto de Lei 5.466/19, que muda a nomenclatura oficial, Dia do Índio, para Dia dos Povos Indígenas. O PL já foi aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJC) da Casa. “Falta aprovar no Senado. É preciso valorizar diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil.”

Demarcação, contaminação, estupro

Além disso, alguns participantes da sessão criticaram o PL 490/07, que trata da demarcação de terras indígenas. E também o PL 191/20, sobre exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos nesses territórios.

Nossas crianças estão morrendo por contaminação de mercúrio, nossas mulheres estão sendo estupradas pelos garimpeiros”, disse Junior Yanomami, líder da Associação Yanomami. “Nós, recentemente, lançamos um relatório muito importante, colocamos na mídia, colocamos para as autoridades. Para os senhores verem a realidade de sofrimento do povo indígena, particularmente Yanomami.  Semana passada, os garimpeiros armaram jovens, adolescentes Yanomami e atacaram uma comunidade, o que causou quatro mortes.” Já a deputada Vivi Reis (Psol-PA) denunciou tentativa de invasão de garimpeiros na terra indígena Xipaya. 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Leia também:


Leia também


Últimas notícias