GRATUIDADE

Projeto propõe passe livre para desempregados na capital paulista

Para vereadora Juliana Cardoso, autora do PL, ideia é permitir que pessoas em situação de desalento tenha condição de procurar trabalho

Rovena Rosa/Agência Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil
O texto do PL descreve que, caso a medida seja aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo, as despesas decorrentes da execução da lei poderão ser subsidiadas a partir de recursos próprios

São Paulo – Projeto de Lei apresentado pela vereadora Juliana Cardoso (PT), da capital paulista, propõe passe livre nos ônibus para desempregados há mais de 30 dias. Para acessar os ônibus de forma gratuita, os passageiros desempregados deverão apresentar a credencial passe livre junto à carteira de trabalho nas catracas. Segundo o PL 190/2022 benefício teria validade de três meses, prorrogável por mais três.

A vereadora Juliana Cardoso afirma que a proposta visa a tornar o transporte público a quem precisa circular pela cidade à procura de emprego. Isso porque a falta de condições de pagar a condução é uma das principais causas do desemprego por desalento.

juliana cardoso passe livre
Juliana: passe livre para desempregados sem condição de pagar tarifa elevada

“A cidade é muito grande e, infelizmente, as pessoas não encontram empregos em suas regiões. A relação do trabalho passa por toda a cidade, fazendo os cidadãos se deslocarem de um lugar para o outro. Portanto, a gente precisa que esse projeto passe, ainda mais com a tarifa alta e que exige muito recurso para o trabalhador”, afirma a vereadora.

Gratuidade no transporte

O professor e presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, ressalta a relevância do projeto de passe livre aos paulistanos desempregados, bandeira também defendida pelo movimento sindical. Segundo dados das entidades, 46% dos desempregados se deslocam a pé para procurar trabalho.

“É um projeto importante que visa dar as condições de mobilidade para aqueles que estão desempregados na cidade à procura de trabalho. A CUT já defende, há bastante tempo, essa bandeira. Os desempregados precisam ter a garantia de deslocamento pela cidade, principalmente em busca de novas oportunidades.”


Leia também


Últimas notícias