Violência

Jornalista da Globo esfaqueado denunciou clube de tiro dias antes do ataque

Gabriel Luiz, editor do DFTV, levou 10 facas e seu estado é grave. com risco de morte por ter perfurações em vários órgão vitais

Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo

São Paulo – O repórter Gabriel Luiz, da TV Globo de Brasília, fez uma matéria na última segunda-feira (11) denunciando o funcionamento perigoso de um clube de tiro em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal. Ou seja quatro dias antes de sofrer ataque por dois homens no fim da noite de quinta-feira (14) e levar cerca de 10 facadas. A Polícia Civil do DF investiga várias linhas como motivação para o crime e, conforme apurado pela reportagem da Fórum, essa é uma delas.

Inaugurado recentemente, o estande de tiro fica às margens da BR-251 e tem deixado moradores da vizinhança desesperados. As balas saem do que deveria ser um perímetro de segurança, atingindo lotes residenciais e rurais nos arredores. A população local mostrou dezenas de projéteis de revólveres, pistolas e fuzis, assim como os furos em paredes e árvores dos imóveis.

Um homem que vive num lote vizinho diz na reportagem dirigida por Gabriel que “não vai perder sua vida porque esse pessoal fica aí”. Outro contou a estratégia que usa quando os projéteis cruzam as cabeças de trabalhadores de uma roça instalada atrás do clube. “A gente vê as balas zuando aí e aí só abaixa”, disse o agricultor na matéria.

Gabriel mostra ainda que o fundo do lugar onde ficam os alvos está protegido apenas por um barranco baixo e uma camada de pneus na parte superior. Desse modo, pode não ser o suficiente para evitar que as balas atinjam os vizinhos.

Num determinado trecho da reportagem, funcionários do clube de tiro aparecem para discutir com os moradores que davam depoimento à equipa da TV Globo, e Gabriel está presente. Um dos habitantes dos sítios vizinhos chega a perguntar para um dos atiradores “se ele está o ameaçando”.

Dez facadas e risco de morte

A Polícia Civil do Distrito Federal informa que o jornalista da TV Globo recebeu “cerca de 10 facadas” durante o ataque que sofreu na noite de ontem. Os golpes atingiram Gabriel Luiz no abdômen, braços e pescoço e seu estado é grave, pois existe risco de morte por causa de perfurações em órgãos vitais. Gabriel foi atendido no Hospital de Base de Brasília.

Bombeiros encontraram Gabriel sentado debaixo de uma marquise, tentando conter o sangramento. Segundo a administração do edifício em que ele mora, o jornalista havia saído a pé para ir a um comércio local. De acordo com o UOL, testemunhas afirmaram que dois suspeitos seguiram o jornalista da TV Globo, e o cercaram e um dos criminosos segurou a vítima para o outro esfaquear. Durante os ataques, o jornalista pediu socorro ao porteiro do prédio onde mora. O funcionário percebeu que o jornalista perdia muito sangue, mas estava consciente e pediu ajuda: “Me ajuda, eles vão me matar. Eu vou morrer”.


Leia também


Últimas notícias