Reconhecimento

MST é indicado para prêmio da Organização Internacional do Trabalho

Movimento é um dos cinco indicados. Se vencer, será a segunda vez em 40 dias. Em 11 de setembro, foi premiado na Espanha, pela luta pelos direitos humanos

Wellington Lenon
Wellington Lenon
MST foi indicado por sua atuação em busca da garantia de condições dignas de vida e de trabalho para a população

São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um dos cinco indicados ao Prêmio Esther Busser, concedido pela Organização Internacional dos Trabalho (OIT). Trata-se de uma distinção pela atuação de movimentos sociais na garantia de condições dignas de vida e de trabalho para a população.

A premiação será realizada na sexta-feira (22), depois de avaliação sobre centenas de organizações e indivíduos de países emergentes que dedicam seu trabalho à justiça social. Segundo o MST, na pandemia foram desenvolvidas iniciativas de solidariedade à classe trabalhadora, com doação de mais de 5 mil toneladas de alimentos e cerca de 1 milhão de marmitas.

Além disso, no âmbito do plano nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, o movimento já plantou mais de 1 milhão de árvores em todo o país e, no último mês, construiu mais de 100 viveiros da Reforma Agrária Popular, com o objetivo de impulsionar a produção de mudas e plantio de árvores.

O nome do prêmio é uma homenagem a uma defensora dos direitos dos trabalhadores, com destaque para a sua atuação como pesquisadora e diretora adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI) por uma década.

Premiado na Espanha

No último 11 de setembro, o MST recebeu o prêmio Acampa – Pola Paz e Dereito e Refuxio (11/9), em Corunha, noroeste espanhol. A premiação é o reconhecimento internacional pela atuação do MST na defesa dos direitos humanos.

A votação foi por júri popular on-line, em que o MST foi o mais votado na categoria internacional, com 22,73% dos votos. Já na categoria local, quem levou o prêmio foi o ativista Nicanor Acosta, com 53,49%. Ambas as categorias receberão por seus representantes a escultura alegórica esculpida pela artista plástica Pilar Pérez Subías.

Para os dirigentes do MST, durante a pandemia aumentou ainda mais a ação do movimento em defesa dos direitos humanos, “em uma forma ampla de fazer a luta popular, tanto pela reforma agrária e produção de alimentos saudáveis, mas também porque o MST está preocupado com a natureza, com as relações sociais, com a construção da democracia, com a dignidade das pessoas e a solidariedade”.

Redação: Cida de Oliveira – Edição: Helder Lima


Leia também


Últimas notícias