Casa própria

Diadema e movimento fazem acordo para construção de moradias

Administração deverá desapropriar terreno onde serão erguidas 150 moradias populares

Reprodução
Reprodução
Depois da reunião com a prefeitura, famílias comemoram acordo em Diadema

São Paulo – A prefeitura de Diadema, na região do ABC paulista, e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) confirmaram neste sábado (9) acordo para construção de 150 moradias populares. Para isso, a administração deverá desapropriar um terreno de 10 mil metros quadrados. Famílias organizadas pelo MLB organizaram desde meados de agosto uma ocupação, que ganhou o nome de Devanir José de Carvalho (ativista na época da ditadura), em área abandonado no bairro Serraria, para reivindicar as moradias.

Ainda no final de agosto, foi firmado o acordo, ratificado agora, para construção das 150 moradias, com entrega prevista para 2022. Esse acordo prevê ainda um auxílio financeiro destinado a sete movimentos sociais, com pagamento de uma bolsa-aluguel, por três meses, a famílias mais vulneráveis. Segundo o MLB, a desapropriação do terreno é prometida há mais de 10 anos.

Representantes do governo municipal, incluindo o prefeito, José de Filippi Jr. (PT), reuniram-se na manhã deste sábado com as famílias, no Teatro Municipal (Clara Nunes), para falar sobre o andamento do processo. Em especial sobre a desapropriação do terreno, que deverá ser concluída ainda neste ano. Um próximo encontro foi marcado para 9 de novembro.

“Nós fizemos a Ocupação Devanir por não aguentamos mais a fome, o alto custo de vida e preço abusivo dos aluguéis. Ocupamos aquele terreno pois já não tínhamos mais como garantir um teto para as nossas crianças”, afirmou a moradora Katia Paz. ” Isso é muito bonito de ver e mostra para o nosso povo que podemos ter esperança, que quem luta conquista.”


Leia também


Últimas notícias