Onda de frio

Solidariedade: metalúrgicos do ABC entregam Kombi ao padre Júlio

Veículo foi adquirido por meio de vaquinha virtual. Sindicato organiza arrecadação de agasalhos e cobertores

Ari Paleta
Ari Paleta
Caramelo na entrega do veículo ao padre Júlio: reforço nas ações pela população em situação de rua

São Paulo – Ações de solidariedade vêm se multiplicando para enfrentar a onda de frio em São Paulo. Nesta semana, por exemplo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lançou a campanha “Aqueça companheir@s”, para arrecadar cobertores e agasalhos. Além disso, a entidade entregou uma Kombi ao padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua.

O veículo, seminovo, foi adquirido por meio de vaquinha virtual, para substituir o que era usado pela Casa de Oração – e que agora vai para a oficina. Segundo os metalúrgicos, a arrecadação somou quase R$ 31 mil. “As doações vieram de trabalhadores da categoria, sindicatos, políticos que se sensibilizaram com a causa, anônimos e instituições como o Grupo Prerrogativas, que reúne advogados que defendem a democracia com justiça social”, informa o sindicato.

Alegria e tristeza

“O padre Júlio faz um trabalho muito bonito com as pessoas em situação de rua de São Paulo, que poucos fariam com a dedicação que ele faz. Então resolvemos organizar uma vaquinha virtual para comprar uma em melhores condições. E foi um sucesso”, comenta o secretário-geral do sindicato, Moisés Selerges. “De um lado, ficamos felizes com a entrega do equipamento novo para que ele possa realizar o trabalho dele, mas de outro lado vem a tristeza porque isso não era para estar acontecendo no nosso país, muita gente morando na rua, passando fome, desempregada.” Diretor da entidade, Carlos Caramelo reforça pedindo a participação de todos (no final do texto, confira lista de locais onde as doações podem ser encaminhadas).

Mais doações

Ainda nesta semana, entidades assistenciais da região do ABC estão recebendo doações obtidas no último sábado (24) em drive-thru realizado na fábrica da Volkswagen em São Bernardo. A ação de solidariedade foi promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em parceria com o Fusca Club ABC, e arrecadou 4,5 toneladas de alimentos.

Endereços para entrega da doações de agasalhos e cobertores:

  • Sede do sindicato: Rua João Basso 231, centro – São Bernardo
  • Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha
  • Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Rua Felipe Sabbag, 149, centro – Ribeirão Pires

Com previsão de frio intenso, movimentos de São Paulo pedem doações de agasalhos e cobertores