Massacre cognitivo

Especialistas debatem sobre consequências da morte de Lázaro Barbosa

Associação de Juízes para a Democracia e Canal do Conde promovem live hoje às 20h para avaliar exame criminológico para saída temporária de apenados

Arquivo ABr
Arquivo ABr
Sistema prisional vai ao limite com exame criminológico para a saída temporária de apenados

São Paulo – A espetacularização do caso Lázaro Barbosa tem entre suas consequências a aprovação do PL 2213. O projeto de lei torna obrigatório o exame criminológico para a saída temporária de apenados. E acirra os efeitos do superencarceramento e contribui para piorar a situação carcerária de um dos piores e mais desumanos sistemas prisionais do mundo.

:: Caso Lázaro coloca em risco regime de progressão ::

Para debater sobre essas questões, a Associação de Juízes para a Democracia (AJD), em parceria com o Canal do Conde, promove o evento Sistema carcerário no limite: o exame criminológico no centro do debate. O programa, nesta terça-feira (6), às 20h, terá transmissão ao vivo pelo Canal da AJD, Canal do Conde, TVT, e Canal do Grupo Prerrogativas.

Participam João Marcos Buch, Ana Carolina Bartolamei Ramos e Valdirene Daufenback, sob a condução de Gustavo Conde.

Acompanhe o debate

Confira os perfis dos convidados

João Marcos Buch é juiz de direito da vara de execução penal de Joinville, mestre em Hermenêutica Constitucional, especialista em Criminologia, formador da Enfam, autor de livros técnicos e de obras literárias, além de integrante da AJD.

Valdirene Daufemback, psicóloga, mestre em Psicologia, e doutora em Direito. É coordenadora do Laboratório de Gestão de Políticas Penais da UnB. Foi coordenadora do Projeto de Humanização do Presídio Regional de Joinville (2000 a 2004). Conselheira do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2008-2012). Ouvidoria Nacional de Serviços Penais (2012-2014). Diretora de Politicas Penitenciárias do DEPEN (2014-2016) e perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (2017-2018). Autora do livro Psicologia e Direito – O uso dos conceitos psicológicos no Direito Penal. E organizadora da obra Para além da prisão: reflexões e propostas para uma nova política penal no Brasil, entre outras publicações.

Ana Carolina Bartolamei Ramos, juíza de Direito Substituta do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com atuação na Vara de Execuções Penais, Medidas Alternativas e Corregedoria dos Presídios de Curitiba. Também supervisora da Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU) do CEJUSC do Fórum Criminal do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Integrante da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e mestranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela PUC-PR.