Começa na 4ªf

Guerras híbridas na América Latina são tema de curso gratuito

Formação é realizada pela Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e contará com Miguel Stédile e e Ana Penido, autores de livro que inspira o curso

Reprodução
Reprodução

São Paulo – O curso on-line Ninguém regula a América – guerras híbridas e intervenções estadunidenses na América Latina começa na próxima quarta-feira (7) e é grátis. Serão três aulas, com outros dois encontros em 14 e 21 de julho, sempre às 19h30. O curso é baseado em livro homônimo, parte da Coleção Emergências, publicado este mês pela Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

O curso contará com a presença dos autores do livro, Miguel Stédile e e Ana Penido. Stédile é historiador, doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da coordenação do Instituto de Educação Josué de Castro e integrante do Front – Instituto de Estudos Contemporâneos. Ana Penedo é cientista social e doutora em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp – Unicamp – PUC-SP), pesquisadora do Instituto Tricontinental e do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (Gedes).

Além disso, as aulas terão as participações especiais de João Carvalho, autor podcaster e co-criador dos podcasts Decrépitos e Revolushow, e Monica Bruckmann, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora de pesquisa da Cátedra e Rede da Unesco/Universidade das Nações Unidas sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável.

Os debates serão transmitidos pelas redes sociais da Expressão Popular e da Fundação Rosa Luxemburgo, além do Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Intervencionismo estadunidense

O livro Ninguém regula a América – guerras híbridas e intervenções estadunidenses na América Latina traz – por meio da análise das diversas formas de intervenção dos Estados Unidos na América Latina. Desde as diretas até as mais recentes guerras híbridas – questões prementes para nossa região, inclusive os últimos golpes no continente, e particularmente, no Brasil.


CUT lança campanha de solidariedade e denuncia sanções aos venezuelanos


A formação é o módulo II do Curso Emergências, organizado pela Editora Expressão Popular e Fundação Rosa Luxemburgo a partir dos livros da Coleção Emergências. São publicados também pela editora em parceria com a Fundação. O módulo anterior foi sobre o avanço da destruição da região amazônica, o impacto da pilhagem na Amazônia e alternativas para os povos amazônicos. A proposta é que o curso tenha seis módulos, um por mês, tendo como tema uma das obras da série. Cada módulo terá três aulas que ocorrerão semanalmente ao longo do mês.

Série Emergências

A série Emergências teve início em 2019 e quer discutir questões cruciais do Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras.

Divulgação / Expressão Popular
Capa do livro que inspira e dá nome ao curso


Leia também


Últimas notícias