Pelo desenvolvimento

Renato Janine é o novo presidente da SBPC: ‘Momento é de conflito entre vida e morte’

Filósofo e professor pede união para superar o momento que o país atravessa, para “voltar a ter futuro”

Janine: desenvolvimento só vem com educação, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente e inclusão social

São Paulo – O filósofo, professor e ex-ministro Renato Janine Ribeiro foi eleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ele recebeu 1.205 votos, ante 617 dados ao neurocientista Carlos Alexandre Netto. Segundo a SBPC, a eleição, encerrada segunda-feira (21), teve 60% de participação, o maior índice dos últimos 10 anos. Janine substituirá Ildeu Moreira, cujo mandato vai até o final de julho.

Além de Janine, foram eleitos os vice-presidentes, a socióloga Fernanda Sobral (que já ocupa o cargo) e o físico Paulo Artaxo. Sete mulheres farão parte da diretoria, número inédito na entidade, que tem 73 anos de existência – o posto de secretária-geral, por exemplo, será ocupada por Claudia Linhares Sales. Também foram escolhidos conselheiros e secretários regionais.

Momento de união

Para Janine, o momento brasileiro é desafiador. “Temos que trabalhar com todos os segmentos e muitos mais ainda”, declarou ao Jornal da USP. “Não tem mais essa história de conflito entre civilização e barbárie. Hoje, o conflito é de vida versus morte; a coisa ficou mais drástica ainda”, acrescentou, reforçou a mensagem em suas redes sociais.

“Agora é hora de unir todo mundo”, reforçou Janine, que foi ministro da Educação em 2015. Ele afirmou que a SBPC tem a ver com educação, tecnologia, saúde, meio ambiente e inclusão social. “Um pacote de tudo que pode contribuir para o futuro do Brasil. Quando a gente voltar a se desenvolver e voltar a ter futuro, precisaremos juntar todos esses elementos de novo. Temos muitas dificuldades e muito trabalho pela frente.”

Leia também:

SBPC lança observatório da pesquisa, ciência, liberdade e democracia

Mais de 90% do principal fundo financiador da ciência está contingenciado


Leia também


Últimas notícias