Solidariedade

Lula e Janja doam agasalhos e cobertores para obra de padre Julio Lancellotti com moradores de rua

Camisas do ex-presidente também foram doadas para entrevistas de emprego que moradores de rua podem fazer pelo aplicativo Trampolim

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Janja (ao centro) doou agasalhos que foram de sua mãe, morta de covid-19 há seis meses: "Ela ficaria feliz"

São Paulo – Cobertores, agasalhos e uma sacola “muito especial”. Assim Rosângela da Silva, a Janja, companheira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, descreveu as doações levadas ao padre Julio Lancellotti para aliviar o frio de quem vive nas ruas de São Paulo. “São as roupas da minha mãe que faleceu de covid faz seis meses. E tenho certeza que ela está feliz com o gesto que a gente está fazendo hoje, de solidariedade.”

Padre Júlio Lancellotti: ‘Que todos tenham sua dignidade respeitada’
Padre Júlio derruba a marretadas pedras ‘anti-moradores de rua’ em viaduto

As doações foram entregues na Paróquia de São Miguel Arcanjo, zona leste da capital paulista, onde o padre mantém sua obra social. “Tem também um monte de camisa do presidente Lula”, contou Janja. “Às vezes o pessoal vai fazer uma entrevista de emprego e não tem apresentação”, disse ela. O padre brincou: “fazer entrevista de emprego com uma camisa do presidente Lula, eita nós! Cada camisa dessa tem uma história”.

As doações poderão ser aproveitadas logo. Padre Julio contou que foi recentemente lançado um aplicativo para encontrar emprego para moradores de rua, o Trampolim. “E todos que nós temos colocado no Trampolim conseguem trabalho, é impressionante”, comemorou. 
Janja também sugeriu a realização de um leilão virtual de ternos do ex-presidente Lula, para arrecadar fundos. “Agradecemos muito. A visita, a doação. E que seja um simbolismo. Neste momento tão difícil do nosso povo, do nosso país, que nós tenhamos sempre gestos de solidariedade, que são gestos transformadores”, ressaltou o padre.

Orgulho

Em suas redes sociais, o ex-presidente Lula se manifestou sobre a visita ao padre Julio. “Muita gente me pergunta qual foi meu maior orgulho quando estava na Presidência da República. Tem duas coisas que marcaram minha vida. A primeira foi o dia que os catadores e um grupo de pessoas em situação de rua foram recebidos no Planalto. Lembro que eu perguntei pra um deles o que ele gostaria de falar. E ele me disse que não queria falar nada, porque já tinha conquistado o maior orgulho da vida dele, que era visitar um presidente da República”, relata Lula.

Ricardo Stuckert
Padre Julio Lancellotti agradeceu roupas doadas por Lula e celebrou sucesso da ferramenta Trampolim, que ajuda pessoas em situação de rua a conseguir emprego. “Já pensou ir a uma entrevista de emprego com uma camisa que foi do Lula?”

A segunda experiência foi com o padre Julio Lancellotti. Durante os oito anos da minha Presidência, todo 22 ou 23 de dezembro, a gente marcava e vinha aqui embaixo de algum viaduto em São Paulo pra participar do Natal dos Catadores. Isso é uma lembrança que marca minha vida e pra mim é motivo de muito orgulho.”

O ex-presidente afirma que, naquela época, “a gente tinha acabado com essa coisa de criança na rua pedindo esmola, passando fome”. E avisou: se for candidato, quer fazer mais do que fez em seus governos. “Estou muito disposto a viajar por esse país, a levantar a cabeça do nosso povo, e a dizer: esse país é nosso. Esse país não é de miliciano. Esse país não é o país do ódio. Padre Julio, quero que você tenha certeza que vou ser um soldado da sua luta. Você pra mim é exemplo e motivo de orgulho.”