Pesquisa Oxfam

Brasil precisa reduzir desigualdades para progredir e, para isso, deve taxar ricos

Levantamento realizado em parceria com Datafolha aponta que esmagadora maioria dos brasileiros quer país que as ruas pediram no #29MForaBolsonaro

Brenda Alcântara / Oxfam Brasil
Brenda Alcântara / Oxfam Brasil
Continente africano, por exemplo, vacinou totalmente apenas 5% de sua população. Essa média fora da África é de 40%

São Paulo – Um Brasil com mais igualdade social, serviços públicos de qualidade e para todos, com manutenção do auxílio emergencial para quem precisa, onde os ricos devem pagar mais impostos para financiar políticas sociais no combate à desigualdade. Essas palavras poderiam estar em algum dos milhares de cartazes empunhados nas ruas no sábado do #29MForaBolsonaro. Mas resumem a terceira edição de Nós e as Desigualdades, pesquisa realizada em parceria entre a Oxfam Brasil e o Instituto Datafolha. O Brasil que emerge desse levantamento é plural, e entre outros, reconhece o machismo e o racismo como problemas a serem superados.

“A despeito do crescimento do discurso conservador que ganhou indubitável expressão política após as eleições de 2018… brasileiras e brasileiros expressam a compreensão de que mulheres ganham menos por serem mulheres, que sobre elas não devem recair a responsabilidade do trabalho doméstico e de cuidados”, informa a pesquisa. “Entendem também que a cor da pele influencia negativamente a renda, além de reduzir as chances de contratação por empresas, aumentar as chances de abordagem policial e impactar negativamente o comportamento do sistema de Justiça.”

Para oito em cada dez pessoas, reduzir as desigualdades sociais é condição primordial para o progresso da nação. “Aumentou o percentual de pessoas que aprovam o aumento da tributação no topo da pirâmide (84%) e, pela primeira vez desde que a pesquisa é realizada, a maioria da população (54%) é favorável ao aumento de impostos para todos como forma de financiar políticas sociais, como saúde, educação e moradia”, revela a diretora executiva da Oxfam, Katia Grager Maia, na apresentação dos resultados do estudo. Para 84%, deve haver aumento dos impostos de pessoas muito ricas para financiar políticas sociais. E 94% concordam que o imposto pago deve beneficiar os mais pobres.

Importância do Estado

A representante da Oxfam avalia as necessidades para enfrentar essa desafiadora realidade. “Além das medidas emergenciais de resposta aos efeitos da pandemia de coronavírus no país e a implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI) com celeridade e efetividade, é necessário pensar e implementar políticas sociais fortes e inclusivas, financiadas por um sistema tributário justo e solidário, que garanta ao Estado condições de efetivar os princípios de redução das desigualdades sociais e regionais previstos na Constituição Federal de 1988”, afirma.

“Esperamos que esta pesquisa contribua para o debate sobre a importância do Estado no enfrentamento das desigualdades, ainda mais em um contexto de desafios adicionais graças à pandemia, a partir da percepção da sociedade, fomentar o debate sobre a urgência da construção de um Brasil mais justo, solidário e humano”, reforça Katia Grager Maia.

“Há uma ampla percepção pública sobre a relevância da ação do Estado na redução de desigualdades regionais, um princípio previsto no artigo 3º, III, da Constituição Federal de 1988”, revela o levantamento. “Em 2020, 89% dos brasileiros concordavam total ou parcialmente que ‘o governo brasileiro deve ter como prioridade diminuir a desigualdade entre as regiões mais ricas e as regiões mais pobres do país’; em 2019, eram 88% e, em 2017, 81%.

A pesquisa

Essa terceira edição da pesquisa foi realizada 22 meses após a segunda edição, devido às restrições a levantamentos presenciais à luz da pandemia do novo coronavírus. Uma foto da opinião pública ao fim de um ano marcado pela crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19, além do segundo ano do governo do presidente Jair Bolsonaro.

A abordagem pessoal dos 2.079 entrevistados foi feita em pontos de fluxo populacional relevante no país entre 7 e 15 de dezembro de 2020. Foram 130 municípios de pequeno, médio e grande portes, incluindo regiões metropolitanas e cidades do interior. A margem de erro para a amostragem geral é de 2% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. “Por ser uma pesquisa amostral realizada em locais de grande circulação de pessoas, o Instituto Datafolha definiu uma amostra que busca refletir o próprio perfil da sociedade brasileira de acordo com o último Censo Demográfico, realizado em 2010. O questionário estruturado aplicado, com cerca de 20 minutos de duração, incluiu perguntas abertas, baterias de concordância e discordância, e perguntas fechadas (excluídas perguntas de identificação)”, explica a apresentação da pesquisa disponível no site da Oxfam Brasil, juntamente com a apresentação geral do Datafolha e os microdados.

Sem redução de desigualdades não há progresso

  • 86% creem que o progresso do Brasil está condicionado à redução de desigualdade entre pobres e ricos
  • 85% concordam que é obrigação dos governos diminuir a diferença entre muito ricos e muito pobres, ante 84% em 2019

Impostos contra a desigualdade

  • 84% concordam com o aumento dos impostos de pessoas muito ricas para financiar políticas sociais, ante 77% em 2019
  • 94% concordam que o imposto pago deve beneficiar os mais pobres
  • 56% concordam com o aumento dos impostos em geral para financiar políticas sociais, ante 31% em 2019

As principais prioridades para a redução das desigualdades

  • 9,6 foi a nota média para “combater corrupção”; “investimento em educação”; e “garantir direitos iguais entre homens e mulheres”
  • 9,5 foi a nota média para “aumento da oferta de emprego”; “investimento público em saúde”; e “combater o racismo”

Transferência de renda e pós-pandemia

  • 62% apoiam a manutenção, após a pandemia, do auxílio emergencial para as pessoas que têm direito hoje

A cor da pele define

  • 76% acreditam que a cor da pele influencia a contratação por empresas; em 2019, eram 72%
  • 84% acreditam que a cor da pele influencia a decisão de uma abordagem policial; em 2019, eram 81%
  • 78% concordam que a Justiça é mais dura com negros, ante 71% em 2019

Gênero e raça impactam renda

  • 67% concordam que o fato de ser mulher impacta a renda, ante 64% em 2019
  • 58% concordam que negros ganham menos por serem negros, ante 52% em 2019

Mérito não resolve

  • 60% duvidam que o trabalho sirva como equalizador das chances dos mais pobres, ante 58% em 2019
  • 52% não creem que a educação das crianças pobres equaliza suas chances de uma vida bem-sucedida; em 2019, eram 51%

Saúde como prioridade

  • 62% dos brasileiros acreditam que “ter acesso à saúde” é uma das três principais prioridades para uma vida melhor, ao lado de “estudar” e “fé religiosa”
  • 73% defendem universalidade para atendimento em postos de saúde e hospitais, ante 72% em 2019
  • 9,5 é a nota média para Investimento público em saúde entre as medidas prioritárias para a redução de desigualdade

Otimismo individual em queda, ceticismo social em ascensão

  • 64% acreditam que estarão na “classe média” ou “classe média alta” em cinco anos; em 2019, eram 70%
  • 64% não acreditam que as desigualdades diminuirão nos próximos anos; em 2019, eram 57%


Leia também


Últimas notícias