SITUAÇÃO DE RISCO

Ato denuncia risco de despejo da Casa Referência para Mulher Helenira Preta

Espaço existe há quatro anos em Mauá, município da Grande São Paulo, e já atendeu centenas de mulheres em situação de violência, além de propiciar acesso a cultura e capacitação

Marcos Alonso
Marcos Alonso
Espaço estava abandonado até ser ocupado para apoiar mulheres em situaçãode violência

São Paulo – Um ato realizado na tarde de terça-feira (18) denunciou risco de despejo da Casa Helenira Preta, localizada em Mauá, município da Grande São Paulo. No final de abril, o terreno onde está construído o espaço, e também a Ocupação Manoel Aleixo, foi arrematado em um leilão. A casa existe há 4 anos e já atendeu mais de 600 mulheres em situação de violência, além de oferecer acesso a cultura e capacitação para geração de trabalho e renda.

A mobilização, organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário, reuniu aproximadamente cem pessoas. Elas saíram em passeata de onde hoje está localizada a Casa Helenira Preta, ou Casa Referência para Mulher Helenira Preta, rumo ao primeiro espaço ocupado pelo movimento, no centro da cidade. A manifestação contou com apoio da população, que parou para ouvir os motivos do ato. Ao final, foi realizada uma atividade cultural com poetas e coletivos de cultura da cidade, além de apresentação projetada na parede contando sobre o projeto. O protesto defendeu, ainda, que seja garantida moradia das 34 famílias que moram na Manoel Aleixo.

“A casa atualmente está ameaçada por um despejo. As mulheres precisam ter um lugar para estar quando estão em situação de violência e a gente não vai aceitar que Casa Helenira Preta não exista na cidade”, disse Gabriela Torres Martins, integrante da coordenação do espaço.

Imóvel abandonado

As mulheres lutam pela manutenção de um trabalho feito voluntariamente. O imóvel estava abandonado até 2017, quando foi realizada a primeira ocupação acarretando a criação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mauá. O centro de apoio à mulheres em situação de violência foi construído a partir da ocupação, organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário. Elas reivindicam políticas públicas para mulheres.

Marcos Alonso
Manifestação contou com apoio popular (Marcos Alonso)

“O leilão criminoso do espaço onde está a casa Helenira Preta e a Ocupação Manoel Aleixo recebeu um lance em menos de uma hora. A partir de agora estaremos cada vez mais vigilantes nessa luta. Não permitiremos que interesses mesquinhos de alguns milionários se sobreponham ao direito das mulheres à vida e à garantia de moradia digna para o nosso povo”, afirmou Gabriela, no dia do leilão.


Leia também


Últimas notícias