Tempos de pandemia

Laerte agradece solidariedade recebida em tratamento de covid-19

Cartunista Laerte Coutinho usou as redes sociais para agradecer o apoio recebido nos dez dias que ficou internada no Instituto do Coração (InCor), depois de ter contraído a doença

Laerte Coutinho
Laerte Coutinho
“Fico muito, muito grata e comprometida com essa força toda. A doença é difícil e perigosa, estamos ainda no meio da luta. Essa solidariedade e cuidado é nossa principal forma de vencer”, afirmou Laerte

São Paulo – Solidariedade e cuidado são a principal forma de vencer o coronavírus. Essa é a avaliação da cartunista Laerte Coutinho, que usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (2) para agradecer o apoio e solidariedade recebidos nos dez dias que ficou internada no Instituto do Coração (InCor), depois de ter contraído a covid-19.

“O impulso é dizer ‘sarei’, ‘escapei’, mas a primeira pessoa não dá conta. Contei com gente querida e apoio firme desde o começo – sem isso não estaria de volta aqui”, afirmou a cartunista.

Em outra postagem, Laerte também destacou a importância do sistema público de saúde para o combate à doença: “Gente que batalhou por um sistema de saúde eficiente, gente que povoa e dá movimento a esse sistema, gente que lembrou de mim, se preocupou, rezou, fez desenhos, emanou vibrações e comemorou as melhoras.”

“Fico muito, muito grata e comprometida com essa força toda. A doença é difícil e perigosa, estamos ainda no meio da luta. Essa solidariedade e cuidado é nossa principal forma de vencer”, afirmou Laerte.

A cartunista deixou o hospital no domingo (31) e agora segue com o tratamento em casa. “Com progressiva melhora de seu estado clínico, a cartunista Laerte Coutinho (69) teve alta hospitalar do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), às 10h da manhã deste domingo (31/1), para continuidade do tratamento em regime domiciliar”, informou nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital.

Laerte estava internada desde o dia 21 de janeiro e, na manhã de terça-feira (26), foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Respiratório do instituto, onde passou por “tratamento medicamentoso e com suporte ventilatório não invasivo, por meio de cateter de alto fluxo”, informou o InCor naquela data.

Na quarta-feira (27), o InCor divulgou que Laerte continuava na UTI “sob tratamento medicamentoso, associado a suporte ventilatório não invasivo, cateter de oxigênio e fisioterapia respiratória”.

Na quinta-feira (28), o instituto informou que Laerte havia deixado a UTI após melhora do quadro clínico da cartunista. Ela ficou em tratamento medicamentoso no quarto, com o uso de “cateter de oxigênio e fisioterapia respiratória”.

Com informações do G1.